O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) é uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), conduzido pelo Centro de Geociências Aplicadas (CGA) e objetiva a adoção de técnicas não convencionais, visando obter uma atualização dos modelos geodinâmicos do cráton Amazônico e a geração de alvos exploratórios para metais essenciais para transição energética. O projeto é financiado com recursos provenientes do Ressarcimento de Custos Indiretos (RCI) de projeto de P,D&I desenvolvidos pelo Centro de Geociências, em parceria com a Petrobras.
O projeto prevê a divulgação de uma média de oito folhas toda primeira semana de cada mês, nos próximos nove meses, em escala 1/100.000, das regiões de Alta Floresta (MT), Tapajós (PA) e Araçuaí (MG), priorizadas em função do potencial para novas descobertas de cobre e lítio. Será apresentado Voxel 3D para Susceptibilidade, pelo processo de MVI (Magnetic Vector Inversion) e da técnica de SOM (Self Organizing Map).
Os dados poderão ser facilmente reprocessados, com mais detalhes, pelas empresas. Essas técnicas têm sido usadas nos últimos 10 anos, por geofísicos de diferentes mineradoras, em diversos países, no processamento de dados de aerolevantamentos magnéticos, com inquestionável sucesso.