FOSFOGESSO: REJEITO TRANSFORMADO

FOSFOGESSO: REJEITO TRANSFORMADO

O fosfogesso é uma especialidade obtida do processo de fabricação de fertilizantes a partir da rocha fosfatada. Por muito tempo, o produto foi considerado apenas um rejeito, mas hoje já se sabe das inúmeras possibilidades de aplicação, notadamente na agricultura e na indústria. Pensando nessa tendência, durante o encontro anual da IFA (Associação Internacional de Fertilizantes), a Mosaic Fertilizantes, em sua posição de maior produtora de gesso agrícola do Brasil, apresentou sua estratégia para explorar as potencialidades do produto.

Na agricultura, o fosfogessopode ser usado como fonte de cálcio e condicionador do solo, favorecendo o aprofundamento das raízes e reduzindo a toxidez do alumínio nas camadas mais profundas. O aumento do volume do solo explorado pelas raízes resulta em maior quantidade de água disponível para as plantas. Além disso, seu uso contribui para a redução das emissões de CO2, pois permite um maior sequestro de carbono na terra, contribuindo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – Fome Zero – da Agenda 2030 da ONU.

Plano ABC de Agricultura de Baixo Carbono

No Brasil, explica Christian Pereira, diretor de Marketing da Mosaic Fertilizantes, o nutriente colabora para que o país avance em compromissos climáticos, entre eles a implementação de sistemas agropecuários sustentáveis, do Plano ABC de Agricultura de Baixo Carbono, do Ministério da Agricultura.

Meta é aumentar em 60 milhões de hectares a área coberta por essas práticas: recuperação de pastagens degradadas; sistemas integrados; sistemas agroflorestais; sistema plantio direto; florestas plantadas; restauração da vegetação nativa. “Além dos ganhos para o produtor, agricultura e sustentabilidade, ao vender o gesso produzido, tornamos nossa atuação ainda mais sustentável em relação à destinação desse produto”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.