O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e o LIDE SUSTENTABILIDADE promovem em 25 e 26 de junho, a sexta edição do FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, em Foz do Iguaçu, Paraná. “O objetivo do evento é promover ideias entre especialistas do setor e o público participante, com vistaa a entecnder e por em prática ações que possam tornar as nossas cidades mais preparadas a enfrentar as mu danças climáticas”, diz Roberto Klabin, presidente do LIDE SUSTENTABILIDADE.
Beto Richa, governador do Paraná; Jorge Quiroga, presidente da Bolívia (2001-2002); Reni Pereira, prefeito de Foz do Iguaçu; e Carlos Klink, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, são alguns dos nomes confirmados para debater como as cidades e cidadãos estão enfrentando os efeitos das mudanças climáticas, o papel das empresas na construção de municípios mais sustentáveis, e o panorama mundial e brasileiro quanto a esses assuntos.
O ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga trará o panorama mundial da questão, já enfrentada por algumas regiões do Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace, 85% dos brasileiros estão muito preocupados com a questão das mudanças climáticas e, para 90%, essas mudanças têm relação direta com a crise hídrica e energética no País. Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, estará ao lado de Carlos Klink; Malú Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica; Ricardo Soavinski, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná; e o deputado federal Sarney Filho (PV/MA); para falar sobre Como as mudanças climáticas afetarão as cidades brasileiras.
Silvio Barros, secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, trará o papel do poder público neste contexto. “Sustentabilidade não é a proteção do Meio Ambiente. É podermos viver com qualidade e dignidade, sem que isto prive as gerações futuras do mesmo direito”, explica. Para falar sobre o tema também estão a secretária-executiva do ICLEI – Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, Jussara Carvalho; e a secretária do Meio Ambiente de São Paulo, Patrícia Iglecias.
O compromisso da sociedade com a proteção ambiental será abordado por André Palhano, fundador da Virada Sustentável. Exemplos dessas ações estão com o navegador Amyr Klink e sua esposa, a fotógrafa Marina Bandeira Klink, pelo apoio e ações de conscientização à proteção do meio ambiente; e Clovis Borges, diretor executivo da SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, que trabalha a conservação de áreas nativas e educação ambiental, que contribuirão com os debates.
Para 66% dos executivos das maiores empresas brasileiras, entrevistados para a Pesquisa Mudanças Climáticas – Grandes Empresas, a pedido do Observatório do Clima, as mudanças climáticas causarão impacto muito negativo na economia e nos negócios. Vinícius Lummertz, presidente da EMBRATUR, apresentará o papel das empresas para a conservação do meio ambiente nas grandes cidades. Alexandre Frankel, presidente da VITACON; Felipe Faria, diretor geral do Green Building Council Brasil; e Rodrigo Sauaia, diretor executivo da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica contribuem para esclarecer dados que comprovam que empresas, sociedade e governo devem juntos lutar pela proteção ambiental.
Ao final do FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, a Carta de Foz, com conclusões sobre o encontro, será apresentada com o objetivo de firmar o compromisso do LIDE com todo conteúdo exposto durante os dois dias.