Segurança cibernética foi o tema do CyberSec 2019, em Curitiba (PR). Participaram gestores públicos, militares, industriais e especialistas na área, do Brasil e do exterior.
No dia 26 de junho a, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), participou do painel “Usos de Tecnologia no Mercado”. Apresentou seu modelo de atuação, que tem integrado empresas e centros de pesquisa (Unidades EMBRAPII) no desenvolvimento de novas tecnologias.
A Unidade EMBRAPII Comunicações Digitais e Radiofrequência, Inatel, detalhou o projeto Smart City Manager, desenvolvido com a Ericsson. A inovação é uma plataforma que integra diferentes áreas de interesse dos agentes públicos, tais como Segurança Pública, Transportes Inteligentes e Iluminação.
O que permitirá maior eficiência em ações preventivas, respostas mais rápidas e melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. A tecnologia ganhou os prêmios Valor Inovação 2018 e TeleSíntese Inovação 2018.
Dois outros projetos apresentados pela EMBRAPII O primeiro trata de uma solução para monitorar temperaturas em locais que necessitam de maior controle. A intenção é minimizar perdas referentes à descontinuidade de condição climática em cargas de alimentos e remédios, por exemplo.
O segundo trata de um sistema que permite rastrear a movimentação, nas diversas etapas, de medicamentos, desde o seu recebimento em hospitais, farmácias e postos de saúde, até a entrega ao paciente. O objetivo é evitar a perda de remédios pelo vencimento do prazo de validade, aumentar o controle de localização e valores e reduzir a incineração de medicamentos vencidos.