A Ferro Metals (SAFM), única júnior company que atua na produção de minério de ferro no Brasil, firmou um acordo com proprietários de terrenos adjacentes à mina de Ponto Verde, localizada a 55 km de Belo Horizonte (MG), pelo qual poderá expandir suas operações a leste da atual frente de lavra. Pelo memorando assinado entre as partes, a mineradora utilizará os dados obtidos em perfurações de sondagem nessa área para construir um modelo de bloco revisto e ampliado, com vistas à ampliação da mina.
Na opinião de Stephen Turner, executivo da SAFM, o acordo representa um marco no desenvolvimento da empresa, na medida em que viabiliza a expansão de seus recursos minerais. “Esse projeto traz vantagens significativas, tanto para a Ferro Metals como para nossos vizinhos, otimizando a lavra do depósito mineral que se estende sob toda essa área”, diz ele.
A mineradora, que tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores da Austrália, está revisando um estudo de viabilidade para a ampliação das reservas de Ponto Verde, que produz minério de ferro a partir de itabirito, para atendimento a usinas siderúrgicas de Minas Gerais. Atualmente, seus recursos são de 301,6 milhões t, com um teor de ferro de 40,65%. Nos último trimestre de 2013, a mina movimentou 445.759 t de ROM, totalizando 251.099 t de produto beneficiado.