A chamada ‘licença social de operação’ agora pode ser mensurada a partir de métricas cientificamente comprovadas, por meio de escuta qualificada. O Programa Local Voices tem cases de sucesso em 4 países da América Latina – inclusive no Brasil. E identifica o nível de confiança e de aceitação das empresas.
O programa mede o nível de aceitação e de confiança de uma mineradora pelas comunidades. Algo considerado até então um indicador de natureza qualitativa. Ou seja, com muita influência da subjetividade na análise do tema.
O Programa Local Voices tem cases de sucesso na Austrália e em quatro países da América Latina. No Brasil, já é utilizado por duas mineradoras: Yamana Gold e Mineração Maracá da Lundin Mining.
Percepção sobre os benefícios gerados pela empresa
O Programa busca dar voz às comunidades e fornece dados para a empresa em tempo real. Isso, de forma contínua e qualificada, por meio de pesquisas diretas com a população e outros canais de acesso. Seu grande diferencial é a metodologia exclusiva empregada. Com a criação de um indexador de classe mundial, cientificamente comprovado. Através do qual, é possível mensurar a percepção sobre os benefícios gerados pela empresa. Tais como empregos e investimentos sociais, além dos impactos no cotidiano da comunidade. Com isso, torna possível medir a confiança e a aceitação em relação a empresa.
Instrumento para aprimorar gestão de riscos sociais
A ferramenta inédita está sendo utilizada também para mensurar os resultados das ações das mineradoras relativas à pandemia do novo coronavírus. Na Austrália, a atuação da VoconiQ já avançou para outros setores produtivos. Incluindo o programa nacional sobre confiança e aceitação das indústrias do setor agrícola.
A VoconiQ foi fundada por uma equipe de cientistas sociais. Atuantes no órgão de pesquisa internacional CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation). Foi construída ao longo de 10 anos com o objetivo de melhorar o desempenho social das empresas. https://VoconiQ.com/
Aplicação na Yamana Gold
A operação brasileira da Yamana Gold foi a primeira a utilizar em suas estratégias sociais os resultados do Programa Local Voices. “Os dados iniciais nos orientaram quais comunidades precisávamos priorizar. E como deveríamos nos envolver e quais deveríamos aumentar a qualidade do engajamento. Não apenas dando voz às partes interessadas, mas envolvendo-as na tomada de decisões”. Quem explica é Aaron Steeghs, Diretor de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Yamana Gold com sede em Toronto, Canadá.
A Yamana Gold aponta como uma vantagem do Programa o fato de os dados não gerarem apenas uma pontuação de desempenho. Como também auxiliarem no engajamento das partes interessadas e na gestão de impactos.
Aplicação na Lundin Mining
A Mineração Maracá, da Lundin Mining, iniciou o processo de avaliação pelo Programa Local Voices em 2018. Um dos principais benefícios da companhia ao utilizar a ferramenta foi tornar a análise dos dados referentes à licença social para operação mais objetivas.
Adicionalmente, o fato de a VoconiQ ser “uma instituição científica imparcial, a avaliação reduz significativamente o viés de confirmação que tendemos a assumir ao avaliar o nosso desempenho social”. O testemunho é de Guilherme Araújo, Diretor de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Mineração Maracá da Lundin Mining.
“Desenvolvemos planos para manter e aprimorar nossa licença social com a ajuda das análises proporcionadas pelos indicadores. Basicamente, buscamos a melhoria contínua nas áreas em que possamos prevenir e mitigar efeitos potencialmente indesejáveis. Ao mesmo tempo em que maximizamos oportunidades de geração de benefícios duradouros”.
A VoconiQ realiza uma série de pesquisas trimestrais de percepção da Mineração Maracá com foco na licença social. A fim de entender a percepção da comunidade e avaliar o desempenho da empresa em termos de engajamento.