A feira RWM Brasil 2014, realizada nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo (SP), mostrou as formas corretas de despejo dos resíduos sólidos e contou com a presença da In the Mine. As soluções apresentadas visam proteger não apenas o meio ambiente, mas também economias baseadas em modelos sustentáveis.
O evento acontece num momento em que o mercado brasileiro passa por profundas mudanças na gestão de resíduos sólidos. “O Brasil passa por uma fase de crescimento, ainda mais com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos em vigor”, ressalta Jesus Gomes, diretor RWM Brasil 2014. Por esse motivo, a feira divulga técnicas, tecnologias e práticas internacionais. Na Suíça, por exemplo, as parcerias público-privadas (PPPs) já resultaram em mais de 50% dos resíduos urbanos sendo reciclados. Enquanto isso, o Brasil sofre com cerca de 41,7% de seu lixo indo para destinos inadequados – aproximadamente 78 mil toneladas, diariamente.
“Um estudo internacional, apresentado no ano passado, apontou que o mercado mundial de resíduos sólidos deve atingir mais US$ 30 bilhões até o fim de 2014. Boa parte das iniciativas envolvem as tecnologias de waste-to-energy, que é a geração energia limpa a partir de resíduos sólidos”, completa o diretor.
Em 2013, a RWM recebeu mais de 2200 visitantes, sendo a maior parte deles executivos que tomam decisões, muitos deles presidentes das empresas. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em www.rwmbrasil.com.br.