Entre os dias 12 e 15 de abril, São Paulo, vai receber a mais importante feira ambiental do mundo. A Pollutec Brasil estreará no Pavilhão Anhembi, o mais tradicional centro de exposições da cidade, e já conta com a presença de várias empresas líderes em saneamento ambiental, tratamento de resíduos, do ar, remediação de solos, energias renováveis e engenharia ambiental, entre elas Suez, Ambiensys, Veolia, Estre ambiental, Dow Chemical, Solví, Thermo Fisher, Mizumo e Ecolab Nalco.
Simultaneamente à feira, os quatro dias de Pollutec Brasil contarão com um amplo conteúdo por meio do Fórum Cuidando do Futuro, que reunirá as principais entidades e empresas ligadas ao saneamento e ao desenvolvimento sustentável para relatarem seus cases, pesquisas e análises sobre desafios e oportunidades no Brasil, no que tange a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade da economia. A programação do fórum conta com a parceria da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). “Serão 32 palestras sobre os mais variados aspectos da indústria que trabalha com tratamento de água, esgoto, resíduos sólidos, monitoramento da qualidade do ar e remediação de solos contaminados”, diz Cristiana Rabusin, gerente da Pollutec.
Um dos objetivos do fórum é colocar o público em contato com as últimas tendências em tecnologia ambiental, propiciando ao visitante conhecimento técnico e treinamento profissional. Um bom exemplo é o debate que acontece no dia 14 envolvendo as empresas francesas Actemium, Pellenc e Vertigo, que falarão sobre técnicas de última geração em triagem, eficiência energética, otimização de processos e uso de big data.
Várias outras palestras destacam soluções ambientais inovadoras que trazem ganhos às empresas e elevam os padrões de sustentabilidade da economia. Nos dias 12, 13 e 14, respectivamente, a Suez apresentará modelos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que geram energia verde; cases em água de reuso, dessalinização e outras medidas de enfrentamento à crise hídrica; e experiências bem sucedidas no controle de perdas de água tratada. A adoção de ETEs compactas e sustentáveis para tratamento de esgoto sanitário será assunto para a palestra da Mizumo, no dia 14, enquanto nos dias 12 e 13 a Solví fará exposição sobre a criação de Ecoparques a partir de terrenos destinados ao descarte de lixo. A Estre participa do primeiro dia abordando as tendências em tratamento de resíduos, assim como a consultoria EnviTeSB, que terá palestras sobre valorização energética de resíduos e os marcos regulatórios do setor, e a Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos), cuja apresentação focará em questões como erradicação dos lixões, sistema declaratório de movimentação e destinação de resíduos e a recuperação de áreas contaminadas. No tocante ao tratamento de ar, caberá à Thermo Fisher, em 13/03, discorrer sobre o emprego de métodos e tecnologias para o monitoramento de partículas e o controle de poluentes.
Na feira, o visitante encontrará um mosaico das principais inovações em tecnologias e soluções que visam trazer ao mercado maior eficiência energética, responsabilidade ambiental, economia de insumos e reaproveitamento de rejeitos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade das empresas no longo prazo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), maior instituição de fomento de projetos de infraestrutura no Brasil, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um dos órgãos mais representativos do empresariado brasileiro, também participam do evento. Mais de 80 marcas nacionais e internacionais estarão apresentando seus produtos e serviços na primeira edição da Pollutec no Brasil.
A Pollutec Brasil será simultânea à Feicon Batimat 2016, evento referência do mercado de construção civil. Isso significa que entre os dias 12 e 15 de abril, os visitantes presentes no Pavilhão do Anhembi poderão conferir os expositores e as conferências das duas feiras. Inscrições devem ser feitas pelo site da Pollutec Brasil (www.pollutec-brasil.com.