FALECE ADÃO BENVINDO DA LUZ, UM DOS FUNDADORES DO CETEM

FALECE ADÃO BENVINDO DA LUZ, UM DOS FUNDADORES DO CETEM

Faleceu no domingo, 04 de abril, por volta das 4h30, o engenheiro de minas e um dos fundadores do CETEM – Centro de Tecnologia Mineral, Adão Benvindo da Luz, vítima de infarto. Com 79 anos, ele deixa a mulher e um filho.

Um dos expoentes da mineração brasileira, em particular no incentivo ao desenvolvimento tecnológico do setor, Luz nasceu em Bocaina, cidade do interior do Piauí, formando-se em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1967, especializando-se na área de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nos anos de 1971 e 1972.

Em 1968, iniciou sua carreira como engenheiro de Petróleo da Petrobras, cargo que deixou no mesmo ano para prestar serviços ao então Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM, hoje Agência Nacional de Mineração – ANM, realizando pesquisa mineral de cobre na região do Vale do Curaçá, na Bahia, até 1970. Em 1971, foi para a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais – CPRM (Serviço Geológico do Brasil), como engenheiro de minas, desligando-se para se tornar pesquisador do Cetem, que ajudou a fundar, em 1978.

Foi no Cetem, que Luz construiu a maior parte de sua trajetória profissional, chegando a dirigir a autarquia entre 2004 e 2009. Aposentado em 2012, permaneceu até sua morte como pesquisador colaborador na orientação de bolsistas de iniciação científica em projetos voltados ao estudo de rochas e minerais alternativos ao emprego de potássio na agricultura. Com mestrado e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo – USP, Luz foi ainda pesquisador visitante da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, em 1998, e professor visitante no Departamento de Geologia da UFRJ, no período de julho de 2011 a agosto de 2013.

Repercussões na comunidade acadêmica

Em nota de falecimento publicada no domingo, a diretora do Cetem, Sílvia Cristina Alves França diz que “um dos ‘apóstolos’, atores da fundação do CETEM, Adão sempre teve o Centro como uma prioridade; e assim conduziu a sua vida técnica, defendendo um CETEM tecnológico e próximo das empresas. Deixa a sua inegável contribuição para a tecnologia mineral nacional. Enviado também por e-mail, o comunicado recebeu manifestações de vários acadêmicos e profissionais da mineração:

“Realmente é uma grande perda para nossa comunidade técnica. O Adão era mesmo uma figura notável e marcou uma era no nosso meio profissional. Envio minhas condolências para os colegas e a família”. (Paulo Roberto Gomes Brandão, professor de Engenharia de Minas da UFMG)

“Uma notícia muito triste mesmo. Perdemos mais um grande homem, um homem do bem”. (Carina Ulsen, professora do Laboratório de Caracterização Tecnológica da Escola Politécnica – USP)

“De fato, um dia muito triste para o processamento mineral. Que Deus conforte a todos que foram tocados pela luz de Adão e que seu legado continue vivo eternamente”. (André Carlos Silva, professor associado de Engenharia Mineral da Universidade Federal de Catalão – UFCat)

“Que notícia triste, grande perda para o setor mineral”. (Vladmir Kronemberger Alves, professor no Departamento de Engenharia de Minas da UFOP)

“Compartilhamos a tristeza dos colegas do CETEM.  Nossa comunidade se empobrece com a perda abrupta do Adão, figura que marcou ao longo de tantas décadas, com sua presença e atuação, a área de Tecnologia Mineral brasileira, nos eventos, publicações e outras iniciativas”. (VírginiaCiminelli, professora no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG)

Autor ou coautor de mais de uma centena de artigos técnicos, Luz é o principal editor do livro Tratamento de Minérios, referência bibliográfica em cursos de engenharia de minas no país, que teve sua sexta edição lançada em 2018.

Foto: CidadesnaNet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.