A Equinox Gold, responsável pela Mineração Aurizona S.A. (MASA), concluiu a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Aurizona, extremo noroeste do Maranhão. Ela foi doada ao município de Godofredo Viana, que é o responsável pelo seu funcionamento, e possui quatro profissionais da própria comunidade na operação do equipamento.
A nova ETA, investimento de cerca R$ 5 milhões custeado pela empresa, está em funcionamento integral, após período de testes desenvolvidos nos últimos meses, e contribui para melhorar ainda mais o atendimento à população de Aurizona, agora uma das poucas comunidades do estado com estrutura de tratamento de água moderna e em condições de suprir a necessidade de consumo residencial de seus habitantes.
Capacidade supera consumo
De acordo com os dados da Venture Engenharia Projetos e Construção, responsável pela obra, a nova ETA suporta um crescimento de até 30 anos da vila. São cerca de 60 mil litros de água tratada por hora e um reservatório com capacidade para 100 mil litros, mesmo volume da ETA antiga. Assim, a capacidade de atendimento atual supera, com folga, a média de consumo local residencial. A população de Aurizona, segundo estimativa de 2021, do IBGE, é de cerca de 1.600 habitantes.
Além disso, o novo sistema dispõe, em seu processo, de diversas etapas que não existiam na primeira Estação de Tratamento de Água, o que causava perda de qualidade da água, especialmente nos períodos chuvosos, em que a fonte de captação tem aumento natural da turbidez.
A nova ETA também conta com tanque de decantação, para retirada de particulados sólidos e orgânicos, seguido de sistema de filtração com zeólitas, para tratamento e remoção de metais, como ferro e manganês, presentes naturalmente na região. Outro aspecto importante é a existência de filtros que possuem carvão ativado, o que possibilita a eliminação de possíveis bactérias presentes na água.
Ações ambientais na região
Além da entrega da nova e moderna Estação de Tratamento de Água à comunidade de Aurizona, a Equinox Gold tem realizado, desde março de 2021, diversas ações ambientais na região, especialmente para a recuperação da Lagoa Juiz de Fora. Dessa forma, o local apresenta condições satisfatórias para que seja utilizado para a captação de água e abastecimento da população, conforme certificado por laboratórios independentes.
Atualmente, o reservatório da Lagoa Juiz de Fora possui índice de qualidade ambiental (IQA) superior a 75% (considerado bom), variando até mais de 82% (ótimo). As referências são os padrões da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do índice da National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos. Todos os testes e análises de qualidade da água tratada, certificando os melhores parâmetros de potabilidade, são realizados frequentemente e apresentados às autoridades e à comunidade.
Durante os últimos meses, a MASA ainda distribuiu cerca de 85 mil galões de água mineral de 20 litros, como apoio suplementar ao fornecimento de água potável. A expansão do sistema de distribuição, sob responsabilidade do poder público local, foi concluída recentemente. Assim, com o funcionamento integral da nova ETA, a população passou a ser atendida plenamente com água de qualidade e sistema pressurizado para contemplar a demanda existente.