Uma equipe internacional de cientistas liderada pela Universidade de Southampton descobriu que o rompimento das placas tectônicas (Foto) é a principal causa da geração e erupção de magmas ricos em diamantes das profundezas da Terra. Embora sabendo-se que o padrão das erupções de diamantes é cíclico, o processo que causava sua ocorrência repentina era desconhecido.
Para responder a essa questão, a equipe usou análise estatística, combinada com Machine Learning, para examinar a ligação entre a ruptura continental e o vulcanismo kimberlítico. Os resultados do estudo mostraram que as erupções da maioria dos vulcões de kimberlito ocorreram de 20 a 30 milhões de anos após a ruptura tectônica dos continentes da Terra.
Outra constatação é que as erupções de kimberlito tendem a migrar gradualmente das bordas continentais para o interior ao longo do tempo, em taxas consistentes em todos os continentes. A pesquisa poderá ser usada para identificar possíveis locais e horários de erupções vulcânicas anteriores ligadas a esse processo, oferecendo informações que podem permitir a descoberta de depósitos de diamantes no futuro.