EQUINOX GOLD PATROCINA O CRICKET NA BAHIA

EQUINOX GOLD PATROCINA O CRICKET NA BAHIA

Ainda pouco conhecido no Brasil, o cricket é um esporte de origem britânica, sendo popular também em países como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Paquistão e África do Sul, além de nações do Caribe. Para difundir a modalidade e fomentar o esporte no país, a Equinox Gold patrocina, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a primeira edição do projeto Cricket na Bahia, executado pela Confederação Brasileira de Cricket.

As atividades iniciam na próxima sexta-feira (4/8) no município de Santaluz com quatro professores capacitados pelo projeto em 2022 e que serão os responsáveis pelo treinamento de cem alunos das seis escolas públicas participantes. As aulas serão realizadas no Estádio Municipal Milton Evangelista Góes e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

“Esse treinamento tem como objetivo formar equipes para participar das competições municipais e a primeira delas, que será disputada entre os participantes desta primeira edição, está programada para o final do ano”, afirma o coordenador do projeto, Alexandre Felippe.

Para Felippe, o projeto tem como principal proposta levar às crianças e aos jovens participantes a oportunidade de conhecer experiências esportivas diferentes como o cricket e um pouco da cultura onde essa atividade é mais difundida. “Além disso, o cricket, assim como os esportes coletivos, trabalham valores como respeito, companheirismo e união, tão necessários no mundo de hoje e que ajudam a formar o caráter e a cidadania nos jovens”, complementa.

Entenda o cricket

O cricket é um esporte de equipe jogado com uma bola dura, um bastão e dois times de onze jogadores cada. Ele tem origem na Inglaterra, entre os séculos 16 e 17, sendo considerado semelhante ao beisebol.

O objetivo é marcar mais corridas do que o adversário, e isso é feito ao bater a bola com o bastão e correr de um lado do campo para o outro. Para isso, a defesa precisa eliminar os 10 wickets (que são três postes verticais com duas pequenas travessas horizontais no topo) adversários, localizados no final do campo de arremesso, e o ataque tem que conseguir o maior número de corridas. Cada equipe tem um turno de rebatidas e um turno de arremessos e defesas.

Os jogadores da equipe que está arremessando tentam retirar os jogadores adversários acertando os wickets. Se a bola acerta o wicket e derruba as travessas, o jogador é eliminado. Se o jogador rebate e ela vai para fora do campo sem tocar o chão, ele marca seis corridas. Se a bola vai para fora do campo após tocar o chão, ele marca quatro corridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.