A Epiroc divulgou seus resultados financeiros para o quarto trimestre de 2018. Em resumo:
- Pedidos recebidos aumentaram 17% para 9.468 milhões deSEK (coroas suecas) – (8.058), representando um crescimento orgânico de 11%.
- As receitas aumentaram 25% para SEK 10.558 milhões (8.464), representando um crescimento orgânico de 19%.
- O lucro operacional foi de 2.162 milhões de coroas suecas (1.528), incluindo os custos relacionados à separação da Atlas Copco e a mudança na provisão para programas de incentivo de longo prazo de 8 milhões de coroas suecas (-50).
- Margem operacional foi de 20,5% (18,1) e 20,4% (18,6) após ajustada para custos de divisão e mudança na provisão para programas de incentivo de longo prazo.
Per Lindberg, Presidente e CEO da Epiroc, explica que os custos relacionados à separação da Atlas Copco estão diminuindo gradualmente conforme planejado e as receitas aumentaram 25. “A demanda dos clientes permaneceu em bom nível durante o trimestre. Na mineração, a maioria dos pedidos de equipamentos foi para expansão, incluindo também alguns pedidos para projetos do tipo greenfield. Os preços dos minerais não mudaram substancialmente durante o trimestre e as empresas do setor parecem razoavelmente confiantes sobre o futuro”.
Na opinião do executivo, enquanto se espera que a demanda continue no nível atual no curto prazo, ele reconhece que existem incertezas relacionadas ao desenvolvimento do ciclo econômico e às tensões comerciais globais. De todo modo, a empresa já se prepara para uma nova fase. “Lançamos a segunda geração de equipamentos operados por bateria em novembro. E sabemos que nossos clientes estão prontos para uma grande mudança tecnológica em direção à mais automação, digitalização e equipamentos movidos a bateria”.