Representantes da África do Sul, Australásia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Europa, Indonésia e Turquia estiveram reunidos em Londres, de 17 a 21 de setembro, para o CRIRSCO Annual General Meeting. Atualmente, o CRIRSCO é composto por 13 membros e apenas Rússia e Mongólia não puderam participar. A diretoria executiva foi reeleita, e terá seu mandato até final de 2019. É formada por:
- Chairperson: Neil Wells (PERC)
- Deputy Chairperson: Ken Lomberg (SAMREC)
- Past Chairperson: Ian Goddard (JORC)
- Secretary: Edson Ribeiro (CBRR)
- Deputy Secretary: Ian Douglas (SME)
Novos países estão se preparando para aderir aos padrões internacionais de declaração de recursos e reservas minerais. Índia e China, destacadamente, fizeram atualizações sobre seus processos de admissão, para submissão nos próximos anos.
A Diretoria Executiva apresentou quatro documentos revistos que sintetizam a governança do CRIRSCO: Estatutos, Termo de Referência, Processo de Admissão e Norma de Viagens.Foi composto um Working Group para detalhar as questões sobre reciprocidade e reconhecimento: Edson Ribeiro, Ian Goddard, Peter Stoker, Roger Dixon e Deborah McCombe.
O objetivo é elaborar um guia para todos os membros, com as principais regras de conduta. A reciprocidade e reconhecimento são fundamentais para que um código – e também seus profissionais qualificados – seja aceito na jurisdição de outro país. Atualmente, a CBRR já tem acordos de reciprocidade com PERC (Europa Ocidental), SME (Estados Unidos) e CM (Chile).
Os representantes do Brasil, Chile e Colômbia concordaram em assinar um Memorandum of Understanding (MOU) para atuação conjunta na América do Sul, incluindo encontros regionais e um programa de desenvolvimento contínuo integrado.
Edson Ribeiro, eleito para o cargo de secretário da nova diretoria executiva do Crirsco, é um dos fundadores da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR) e presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Mineração (Adimb) que, ao lado da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), integram a entidade. Ribeiro também é membro dos institutos australianos de Geocientistas (AIG) e de Mineração e Metalurgia (AusIMM) e da Society for Mining, Metalurgia e Exploração (SME).
O geólogo, formado pela Universidade de São Paulo (USP), atua há 28 anos na indústria de mineração, a maior parte deles na Vale, onde ingressou em 1993. Hoje ele é o diretor de Exploração e Projetos Minerais e o coordenador do Comitê Global de Recursos e Reservas Minerais da companhia. Ao longo de sua carreira passou por diversas áreas incluindo engenharia de projetos minerais, desenvolvimento de processos, avaliação econômica, planejamento estratégico, novos negócios, inovação tecnológica e exploração mineral. Na Vale, ainda, participou de due diligences, fusões e aquisições e licitações internacionais e foi membro do Conselho de Administração de controladas da mineradora e suas joint ventures.
Países membros do CRIRSCO, em setembro de 2018.
Mais informações e contato da CBRR estão disponíveis no site www.cbrr.org.br