A Enaex Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) das unidades de Colombo e Pinhais (PR), iniciou o ano lançando as primeiras turmas de cursos de qualificação profissional voltados para mulheres das comunidades próximas à sede da empresa, em Quatro Barras.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Enaex Brasil, Francisco Torrent, a capacitação promove a inclusão de mulheres na indústria da mineração, um setor majoritariamente masculino, e ajuda a enfrentar o atual desafio da escassez de mão de obra qualificada.
“Em breve, essas profissionais poderão integrar a estrutura da Enaex. A iniciativa contribui com a comunidade ao mesmo tempo em que nos aproxima de atingirmos o compromisso assumido publicamente de contar com pelo menos 30% de presença feminina em nossa organização até 2030”, afirmou Torrent.
O compromisso da empresa com a promoção da igualdade de gênero é impulsionado pelo Women in Mining Brasil, movimento que visa ampliar e fortalecer a presença das mulheres na mineração, do qual a Enaex é signatária desde 2022.
“Formar mulheres da comunidade, seja para trabalhar conosco ou para que elas tenham condições de buscar externamente a sua trajetória profissional, é o que nos faz realmente sentir muito orgulho de um projeto como este”, reforçou a gerente de recursos humanos e sustentabilidade da Enaex Brasil, Elisa Ayres.