Entre os dias 04 e 08 de junho, um grupo de 13 profissionais de diversos países da América Latina,como Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México, desembarca no Espírito Santo para conhecer o que há de mais inovador em tecnologias italianas para o setor de rochas ornamentais. Eles participarão do Italian Stone Experience in South America, um curso de formação promovido pela ITA – Italian Trade Agency, agência de governo responsável pela internacionalização das empresas italianas, em colaboração com a Confindustria Marmomacchine -Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas, Produtos e Serviços para a Indústria de Rochas Ornamentaise com a participação das empresas Atlas CopcoStonetec, Breton, Chim-Italia, Co.Fi.Plast, Dellas, Pedrini, PellegriniMeccanica, Simec e Tenax.
No decorrer de visitas técnicas, as fabricantes apresentarão soluções tecnológicas de vanguarda, algumas das quais já presentes no parque industrial do estado. Também realizarão encontros individuais com os empresários latino-americanos durante a Vitória Stone Fair – MarmomaccLatinAmerica, maior evento do setor no continente e porta de entrada para o mercado das Américas.
O Italian Stone Experience in South Americatem curadoria de Paolo Marone, engenheiro civil formado pela Universidade de Nápoles, especializado na lavra, beneficiamento e instalação de rochas ornamentais e presidente do IS.I.M. – Instituto Internacional do Mármore, entidade ligada à ConfindustriaMarmomacchine.
“O Espírito Santo é uma referência na América Latina na aplicação de tecnologias italianas no setor e a iniciativa tem o objetivo de mostrar aos empresários latino-americanos as mais inovadoras e sustentáveis soluçõespara lavra e beneficiamento de rochas ornamentais, entre os quais sistemas de corte multifio de elevada produtividade e que permitem um menor consumo do fio diamantado, além de tecnologias para recuperação/emprego de resíduos, uma das principais preocupações da indústria mundial do setor”, explica Erica Di Giovancarlo, diretora da ITA-Italian Trade Agency para o Brasil.
A programação inclui visitas técnicas a mineradoras, onde os participantes verão instalados o maior parque de teares multifios do mundo – desenvolvido pela italiana Pedrinispa -, bem como o Paragon, tear multifio desenvolvido pela Breton, inédito no Brasil e que permite cortar até 5 chapas a mais por cada bloco serrado, em relação aos equipamentos tradicionais, resultando em maior produtividade e menor consumo de insumos.
Além dos encontros programados com as fabricantes italianas durante a Vitória Stone Fair, os participantes do curso de formação também assistirão à apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelo IS.I.M e pelo Núcleo Regional do Espírito Santo do CETEM (Centro de Tecnologia Mineral), em matéria de recuperação e reutilização dos resíduos da indústria de mármores e granitose sua aplicação em diferentes setores da indústria.
A parceria entre Brasil e Itália no setor
De acordo com Erica, a relação de Brasil e Itália neste setor intensificou-se no início dos anos 90, particularmente no estado do Espírito Santo, que é uma das regiões que mais produzem rochas ornamentais no mundo e onde a Itália desempenhou um importante papel para a modernização e ampliação de sua indústria. Em 2016, os italianos responderam por 15% das importações brasileiras de máquinas e produtos para a indústria de rochas ornamentais.
AS EMPRESAS ITALIANAS PARTICIPANTES:
ATLAS COPCO STONETEC srl(www.atlascopco.com) – A área de negócios Mineração e Escavação de Rocha da Atlas Copco desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos para perfuração e escavação de rocha, com uma completa linha de consumíveis relacionados.
BRETON spa (www.breton.it) – Desenvolve máquinas para todas as fases do processamento de mármores, granitos e demais rochas ornamentais, desde o corte de blocos ao acabamento e embalagem. Possui máquinas multifios, monofio/quadratura de blocos, teares, polidoras para chapas/tiras, equipamento para dimensionamento de chapas/tiras, máquinas destinadas ao acabamento de bordas, serras ponte, jatos de água, contornadoras CNC, centros de usinagem de cinco eixos e linhas de resinagem. Possui certificações como o ISO 9001 e ISO 14001.
CHIM-ITALIA Groupsrl(www.chim-italiagroup.eu) – Fundada em 1981 e sediada em ReggioEmilia, cidade localizada no centro da Itália, a Tech-Plast, que desde 2013 faz parte da Chim-ItaliaGroup, é especializada na fabricação de selantes e outros produtos químicos para rochas ornamentais. Também possui uma linha de selantes para madeira e de massas plásticas para funilaria.
CO.FI.PLAST srl (www.cofiplast.it) – Parte do grupo Brocco, com presença global, a CO.FI.PLAST possui quatro polos de regeneração de ferramentas na Espanha, Brasil, Arábia Saudita, Estados Unidos e mais de 30 anos de experiência. Iniciou a fabricação de fios diamantados em 1984. Sua linha de produtos é o que existe de mais avançado para o corte de mármores, granitos e outras rochas ornamentais, além de concreto, fibra-de-vidro e materiais ferrosos, com excelentes resultados em termos de custos e geração de resíduos.
DELLAS spa (www.dellas.it) – Fabrica ferramentas diamantadas para mármore, granito e aglomerados, entre as quais lâminas, discos, fios e ferramentas para lixar, polir e para máquinas CNC. Oferece uma gama completa de produtos com aplicações na extração, no corte de chapas, no polimento e nos mais minuciosos trabalhos de acabamento. A total automação nos processos garante produtos de alta qualidade. Pode ser encontrada em 30 países com mais de 60 revendedores.
PEDRINI spa (www.pedrini.it) – Com mais de 50 anos de presença no mercado, possui máquinas e sistemas para o processamento (corte, polimento/acabamento e resinagem) de mármores, granitos e demais rochas ornamentais.
PELLEGRINI MECCANICA (www.pellegrini.net) – Desenvolve máquinas e sistemas completos, tecnologicamente avançados e mundialmente testados, para a extração de blocos de mármore, granito e outros tipos de pedras, instalaçõesautomáticas para o corte com fio diamantado, equipamentos para o acabamento rústico das superfícies nas marmorarias e máquinas para a movimentação.
SIMEC spa (www.simec.it) – Fundada em 1969, conta com uma linha completa de equipamentos para o processamento de mármores, granitos e materiais cerâmicos, tais como teares a fio diamantado e de lâminas, centros de corte e cortadoras. A empresa também fabrica equipamentos para calibragem, polimento e biselagem. Além de fresadoras de ponte, máquinas e instalações para estucar, resinar e restaurar, sistemas de movimentação de cargas.
TENAXspa(www.tenax.it)–Vasta gama de selantes, resinas, abrasivos, produtos para tratamento de superfície e ferramentas diamantadas para o processamento de rochas ornamentais. Possui nove filiais no exterior e outras três na Itália, além de uma vasta rede de distribuição e assistência técnica em todo o mundo.
Fabricante de ferramentas diamantadas, com uma linha completa de produtos para o corte e processamento de granitos, mármores, material refratário, asfalto e concreto. Possui especial expertise na fabricação de discos diamantados de grande diâmetro e em discos diamantados para máquinas multi-disco.
Saiba mais:http://www.italianstoneexperience.com.br