A partir dos resultados do DSP (Diagnóstico Socioambiental Participativo), da metodologia proposta para o Programa de Educação Ambiental (PEA) e das ações de educação ambiental já desenvolvidas pela Jaguar Mining, foram definidos dois programas para a empresa. Um deles é o Raízes do Saber, que dá ênfase às questões ambientais, enquanto o segundo é o Sementes da Sustentabilidade, que enfatiza as questões socioeconômicas, todas identificadas durante a realização do DSP.
O Projeto Raízes do Saber (foto) é um conjunto de ações educativas que foram planejadas a partir das necessidades dos públicos da Jaguar, em consonância com os objetivos do Programa de Educação Ambiental (PEA). Para que as ações aconteçam é definido um tema principal que é trabalhado em um ciclo anual com três linhas de atuação.
O objetivo principal é informar e formar o público envolvido, através de aprendizados e vivências ambientais amplas e efetivas para a resolução ou minimização dos impactos em prol da sustentabilidade da região, empregando boletins ambientais, campanhas de atividades e ações comunicacionais e da formação e capacitação de grupos de multiplicadores.
Vitalidade social, cultural e econômica
O Sementes da Sustentabilidade é o viés social do PEA e estimula o trabalho de organizações e projetos locais que contribuam para trazer vitalidade social, cultural e econômica para as comunidades dos cinco municípios da área de influência da Jaguar. O projeto oferece consultorias para a estruturação de projetos, treina e media a participação de empreendedores em mecanismos de incentivo financeiro e promove essas organizações estimulando sua interação com outras empresas, governos e instituições, visando tecer redes de parcerias para entidades e contribuir com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.
Foto: Jair Campos