EDIÇÃO Nº 94: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

EDIÇÃO Nº 94: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

Capa-ITM94

 DESTAQUES DA EDIÇÃO

LEGISLAÇÃO (CÓDIGO DE MINERAÇÃO)
Minuta de alterações em debate na Câmara dos Deputados

MERCADO (MANGANÊS)
Estrutura produtiva e grau de criticidade para a siderurgia

ESPECIAL: ANÁLISE E PERSPECTIVAS
O Especial Análises e Perspectivas da Mineração Brasileira foi dividido em duas editorias.A primeira delas reúne os principais órgãos normativos e de representação da mineração brasileira, que relatam sua contribuição para a efetivação de medidas e a discussão de temas relevantes para o setor durante 2021. Na segunda editoria temos os artigos de executivos de grandes mineradoras com atuação no Brasil.

ENTIDADES
ANM, ABPM, ADIMB, SGB- CPRM, CBPM e IBRAM

MINERADORAS
AMG Brasil, AngloGold Ashanti, Aura, CBA, Harvest Minerals, Hydro, INB, Jaguar Mining, MCSA, Mina Tucano (Great Panther Mining), Mosaic Fertilizantes, Nexa, Samarco e SPVM (Mineração Serra Verde)

ENCARTE
CONCEITOS E METODOLOGIA
A representação gráfica do Ciclo de Vida do Projeto de Mineração

PERSONALIDADE (ENTREVISTA)
Foi com um “rico aprendizado sobre o setor mineral”, como define sua experiência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ele chegou ao cargo de secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) em agosto de 2021. Nesta entrevista, Pedro Paulo Dias Mesquita fala de programas como o Mineração e Desenvolvimento, do Plano Nacional de Mineração 2050, das ofertas de áreas e leilões de ativos, de desempenho, eficiência, inovação e ESG na mineração brasileira e da política para minerais estratégicos. Fala também da regulamentação da atividade garimpeira e medidas para coibir o comércio ilegal de ouro, do novo Invest Mining e da proposta para alteração do Código de Mineração. Carioca da gema, torcedor do Flamengo e cristão, o secretário recomenda aos jovens economistas: “Não desprezem a busca pelo conhecimento, o desenvolvimento de ideias, as ocasiões e encontros que a princípio podem não parecer essenciais, mas que certamente poderão ser decisivos para a sua trajetória”

EDITORIAS IN THE MINE

MINEAGENDA GEOWEEK, no Canadá, em fevereiro
MINEBOOK Direito da Mineração: Resumo Descomplicado
MINEWEB APP QMin: assistente de química mineral
MINEMARKET Novo extrapesado da Mercedes-Benz
MINEGALERIA As tufas calcárias da Formação Xaraiés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.