EDIÇÃO 97: ESPECIAL SUSTENTABILIDADE NA MINERAÇÃO BRASILEIRA

EDIÇÃO 97: ESPECIAL SUSTENTABILIDADE NA MINERAÇÃO BRASILEIRA

CapaITM97

DESTAQUES DA EDIÇÃO:

EDITORIAL
Salvação quântica

LEGISLAÇÃO
SERVIDÃO MINERAL
A pesquisa mineral adicional após a apresentação do RFP

MERCADO
REGULAÇÃO
Elaboração, eixos temáticos e revisão da nova Agenda da ANM

ESPECIAL (EXCLUSIVO PARA ASSINANTES)
SUSTENTABILIDADE
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 17 mineradoras

O Especial Sustentabilidade na Mineração Brasileira traz os IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) institucionais, sociais e ambientais registrados por 17 mineradoras no ano passado. São elas: AMG Mineração, AngloGold Ashanti, Appian Capital (com as operações da Atlantic Nickel e da Mineração Vale Verde), ArcelorMittal (com dados em separado das minas de Serra Azul e do Andrade), Embu S.A, ERO (Mineração Caraíba), Equinox Gold, Jaguar Mining, Kinross, Largo (Vanádio de Maracás), Lipari, Mineração Usiminas (MUSA), Mosaic Fertilizantes, MRN (Mineração Rio do Norte), Nexa, Samarco Mineração e Vale. O conjunto dessas empresas contempla a produção de agregados para construção, bauxita, chumbo, cobre, espodumênio, estanho, feldspato, ferro, fosfato, níquel, ouro, potássio, prata, tântalo, vanádio e zinco. A publicação traz, ainda, um comparativo dos principais indicadores informados pelas empresas participantes do levantamento em 2021 (ano base 2020) e 2022 (ano-base 2021)

GEOLOGIA
QAQC
Importância do planejamento, da gestão e avaliação dos processos

CASES
ATUAÇÃO
O alcance de projetos e programas sociais e ambientais de mineradoras

PERSONALIDADE
ENTREVISTA
Com uma trajetória que inclui 12 anos de Vale – cinco deles no Projeto Omã, de minério de ferro, na Malásia -, quase três anos de Gerdau e outros quase dois em uma indústria cimenteira, ela está desde 2020 na Mineração Usiminas (MUSA). Formada em Engenharia Civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e com MBA em Gestão Estratégica Socioambiental em Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela assumiu o desafio de reestruturar a área de sustentabilidade e construir a agenda ESG da empresa. Neste momento, Marina Magalhães está envolvida na elaboração da matriz de materialidade da MUSA, que começa com a identificação das particularidades da operação, envolvendo um amplo processo de escuta, seguindo para a definição de indicadores prioritários e de metas, de modo a formatar uma agenda ESG fidedigna da mineradora, onde todos os seus agentes – internos e externos – se vejam e se reconheçam

MINEPROSPECÇÃO Regulação de créditos de carbono
MINEAGENDA Conferência Gold 2022, no Canadá
MINEBOOK Barragens em arenitos brandos no Brasil
MINEWEB RMF (Fundação Mineração Responsável)
MINEMARKET Aço verde substitui uso de carvão de coque
MINEGALERIA O sítio geomorfológico Vale da Lua (GO)

Ao assinar a revista In The Mine em formato digital, você poderá fazer o download da edição 83 e das duas anteriores. E receberá, a cada dois meses, em seu e-mail, a nova edição.

fullbanner-assITM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.