AVANÇOS E PERCALÇOS
Esta edição da revista In The Mine traz dez cases de mineradoras com atuação no Brasil premiadas por seu conceito de sustentabilidade. Não é muito, diante do número de empresas do setor que operam no país. Também não é pouco porque as vencedoras do prêmio Green Mine’2016 vem a público contar o que fazem, porque e como fazem. Não apenas servem de exemplos, como tem o que dizer sobre o tema.
Com um novo grupo, o de Tecnologia, a premiação destaca, ainda, equipamentos que podem trazer ganhos ambientais ao setor, de eficiência hídrica e operacional. Nesta última categoria, chamará certamente a atenção do leitor aqueles movidos a energia elétrica, sem emissão de poluentes na superfície das minas ou abaixo dela e outro que elimina as detonações no desmonte de rocha. Também chamará a atenção o case dos drones que, cada vez mais e com maior propriedade, realizam levantamentos topográficos, mapeamento de reservas e recursos minerais e, no caso desta edição, a medição de volumes de pilhas de minérios.
De igual sustentabilidade há a aplicação da metodologia FEL em projetos de prospecção mineral de pequenas e médias mineradoras, a evolução das concessões de lavra e o empenho da junior australiana Crusader Resources em manter e desenvolver seus projetos no país. Somem-se aqui os debates sobre o futuro da pesquisa mineral e da própria mineração, travados durante o Simexmin, em Ouro Preto (MG) e a viagem dos estudantes de Engenharia de Minas até o deserto de Atacama, no Chile, para conhecer a Codelco.
Fica somente uma nota dissonante nesse contexto — a passagem de Roberto Villas-Bôas. Ele, que tanto fez para que o setor fosse socialmente responsável, nos deixa com tanto ainda a fazer e, mesmo assim, com um enorme legado de ciência e humanidade. De minha parte, além de tudo o que me ensinou, parafraseio seu amigo e xará Roberto Sarudianshy para dizer que sentirei muita falta de seus e-mails iniciados com um “Querida Tébis!”
Tébis Oliveira, Editora de Sustentabilidade e Novos Projetos
Nesta edição:
SUSTENTABILIDADE NA MINERAÇÃO
Os cases vencedores do Green Mine’2016 nas categorias Indicadores Ambientais e
Sociais do grupo Mineração e Eficiência Operacional e Hídrica do grupo Tecnologia
Grupo Mineração
– Indicadores Ambientais
Anglo American – Minério de Ferro
Vale Fertilizantes/Anglo American – Fosfatos
Votorantim Cimentos
Indicadores Sociais
Embu S/A Engenharia e Comércio
Imerys Caulim
Sama S/A Minerações Associadas
Grupo Tecnologia
Eficiência Hídrica
Veolia Water Technologies
Eficiência Operacional
Joy Global
PLAN4R Engenharia
Outros destaques:
ANÁLISE
METODOLOGIA FEL EM PROJETOS DE MÉDIO E PEQUENO PORTE
TREINAMENTO
O CONCEITO DO EXCELLENCE TRAINING CENTER DA DCML
MERCADO
EVOLUÇÃO DAS CONCESSÕES DE LAVRA ENTRE 2000 E 2015
PERSONALIDADE
JÚLIO NERY NAS OPERAÇÕES DA CRUSADER NO BRASIL
Vindo de grandes empresas como a MBR,Cadam, PPSA e Vale, o engenheiro de minas Júlio Nery está na Crusader Resources há cerca de dois anos. À frente das operações de minério de ferro na mina de Posse, em Caeté (MG) e como diretor corporativo de Relações Institucionais, a rotina do executivo inclui não só a multiplicidade de funções como o desenvolvimento de projetos em uma ampla área geográfica, da Amazônia legal ao Nordeste e Sudeste brasileiro. Nesta entrevista exclusiva a In the Mine, Nery fala da ampliação de Posse e dos novos projetos: Borborema e Juruena, de ouro, e Manga, de lítio. E garante que a crise política e econômica do Brasil não impactou os investimentos da empresa australiana por aqui.
INTERCÂMBIO
Alunos da CEULP ULBRA, do Tocantins,conhecem minas da Codelco, no Chile
SIMEXMIN’2016
Evento discute políticas e programas públicos e privados para a mineração
CERTIFICAÇÃO TOP IN THE MINE
Concentração e Classificação Mineral: FLSmidth, Inbras-Eriez e Weir Minerals
LEGISLAÇÃO Hermenêutica no Direito Minerário
MINETRIBUTO O adeus a Roberto Villas-Bôas