EDIÇÃO 57

EDIÇÃO 57

itm-57-capa-edicoes

 

Adquira já a sua edição 57 em ITM edição 57 ou o Mapa da Mina’2015 em bit.ly/1CpRIo2

O NOVO SEMPRE VEM

A mineração poderia tomar emprestado o vocabulário mais atualizado da tecnologia da informação e mostraria que não é tão monolítica como deixa transparecer. Da TI poderiam emergir as startups – e daí, pra começar, já teria de antemão as junior companies e os Arranjos Produtivos Locais (APLs), para não falar do garimpo. Poderiam surgir também as empresas de fomento ou incubadoras, tão comuns no mundo dos APPs – e aí, quem sabe, não cumpririam um grande papel como as companhias estaduais e a própria CPRM.

Claro que tudo isso teria que ser devidamente regulamentado – o que parece difícil no Brasil atual, onde não se consegue aprovar um novo marco regulatório e o discurso é “pelo poder e não pelo país”, como fica a cada dia mais claro. Não faria mal, em todo caso, já ir arejando o discurso para um novo momento, que certamente virá.

Nesta edição da In The Mine, temos o indispensável registro de dois momentos históricos. A viabilização do Sistema Minas-Rio, pela Anglo American, e o investimento da Votorantim Metais, que garantirá pelo menos mais uma década de atividades para sua tradicional mina de zinco em Vazante (MG).

Igualmente histórico, e aqui tratado em detalhes, é o advento das aeronaves remotamente pilotadas (RPAs, na sigla em inglês) e suas múltiplas possibilidades de uso na mineração – seja no mapeamento de alvos de exploração, dimensionamento de jazidas e volumes de extração, fiscalização ou localização de equipamentos, para ficar em alguns. Claro que falta regulamentação (inclusive nos Estados Unidos), mas as empresas estão prontas e, em sua maioria, criadas e dirigidas por uma nova geração afinadíssima com a linguagem de Palo Alto.

O discurso da tecnologia não é estranho à mineração, como sabe todo fornecedor, executivo ou técnico do setor. Só que não é sua face mais conhecida. Parece algo acessório, contingente – reforçando os velhos estereótipos de sempre e nada contribuindo para a melhoria de sua imagem. Não é.

 

Wilson Bigarelli editor@inthemine.com.br 

Nesta edição:

 

VANTS Aplicações na mineração e modelos disponíveis no Brasil

OPERADORES O pessoal da cabine fala de sua formação, desafios e equipamentos

CONJUNTURA Análise Swot do setor brasileiro de rochas ornamentais

EFICIÊNCIA Novas opções em britadores, correias transportadoras e caminhões

     

VM ESTENDE EM 10 ANOS A VIDA ÚTIL DE VAZANTE

Com ambicioso programa de investimentos em novas frentes de lavra subterrânea e, consequentemente, em infraestrutura, principalmente bombeamento, renovação de frota e instalações, Votorantim Metais garante novo alcance de sua mina de concentrado silicatado de zinco (chumbo e prata) em Vazante (MG) até 2029. Berço de suas operações em 1969, mina é estratégica e funciona integrada à de Morro Agudo, em Paracatu (MG) e à usina de Três Marias – dimensionada para 190 mil t/ano de zinco metálico.

PERSONALIDADE

Em janeiro de 2012, Paulo Castellari Porchia assumiu a presidência da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American e, com ela, a responsabilidade pela continuidade da implantação do Sistema Minas-Rio, adquirido da MMX quatro anos antes. A sucessão de complicadores parece ter sido orquestrada. Castellari não só superou todos os obstáculos como, sob sua condução, o Minas-Rio entrou em uma rota irreversível: a do primeiro embarque de minério de ferro no final de 2014. E, agora, avança no ramp up da produção para a meta de 26,5 Mtpa em 2017, com um custo bastante atrativo de US$ 33 a 35/t.

Nesta entrevista exclusiva a In The Mine, ele relembra passo a passo todo o processo de execução desse megaempreendimento. Fala de segurança e responsabilidade, da formatação dos contratos de obras, da estrutura logística montada para os volumes gigantescos de materiais e equipamentos. E, por fim, diz que é preciso ter fôlego na mineração. Administrar os momentos de bonança para enfrentar outros difíceis que virão.

 

 

Confira também:

PROSPECÇÃO Junior prioriza fluxo de caixa

MINEAGENDA Drone show, em São Paulo

GEOLOGIA O presente de Walter

MINE MARKET Britanite é 100% Enaex

LEGISLAÇÃO Proteção do direito minerário

MINEINSIGHT Prospectos para investimento

PERFIL Operadores de equipamentos

GUIA ITM Produtos e serviços para mineração

GALERIA O regolito marciano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.