UM FUTURO POSSÍVEL
*Por Tébis Oliveira, editora de Meio Ambiente e Novos Projetos
Difícil falar em biodiversidade, ação comunitária, oportunidade de inclusão em um cenário econômico tão mal parado como (não) anda o do Brasil findo este primeiro semestre de 2014. Pode, inclusive, parecer fútil, tangencial, desnecessário.
Com uma inflação acelerada e um PIB em marcha à ré, a goleada de 7×1 na “Copa das Copas” poderia ter sido a cereja do bolo de descomemoração do Brasil como potência emergente. Não foi. Restam as eleições presidenciais, estaduais e de parte dos ocupantes das cadeiras do Congresso para, sem meias medidas, tornar este um ano que não aconteceu. É justamente nesse horizonte – ou na falta dele – que o paradoxo vira paradigma, cabendo falar sim de desenvolvimento sustentável em um dos setores produtivos mais penalizados com a falta de políticas públicas e surrupiado até mesmo de seu marco regulatório: a mineração.
Esta edição da revista In The Mine, que não foge à luta, fará exatamente isso. Não só voltamos com o Anuário de Sustentabilidade da Mineração Brasileira, como estamos conferindo o prêmio Green Mine a programas e projetos de mineradoras que demonstram, exemplarmente, o compromisso socioambiental dessas empresas que, não raro, excede as compensações exigidas por suas licenças de operação. Estamos falando de uma parte do Brasil que pensa grande. E que trabalha, cria e realiza. É um alento para a superação do próximo semestre e razão para acreditar em um novo ciclo – que certamente virá.
DESTAQUES DA EDIÇÃO:
INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE – AngloGold, ArcelorMittal, CRM, CSN, Ferrous, Imerys, Kinross, MRN, Mineração Caraíba, Mineração Jundu, SAMA, Samarco, Vale e Yamana.
PREMIAÇÃO – Green Mine: Os melhores projetos realizados sob o enfoque econômico, ambiental e social.
EQUIPAMENTOS – Controle da frota com aplicativos para iPad e notebooks.
PROCESSAMENTO – Parceria e suporte pós-venda na manutenção e otimização de instalações.
PERSONALIDADE – Luiz Cláudio Bicalho Nepomuceno, engenheiro de minas e gerente corporativo de Mineração e Geologia da Holcim Brasil, detalha o bem sucedido processo de recuperação ambiental das antigas minas de Ipanema e Felicíssimo. E mostra como esse trabalho se insere em uma política ambiental interna que tem diferenciado a empresa, a primeira cimenteira do País a obter certificação ambiental ISO 14001. Nepomuceno opina também sobre a legislação ambiental brasileira e lança o alerta: “o rigor jurídico do processo de licenciamento está deixando, muitas vezes, a avaliação técnica em segundo plano.”
EDITORIAS:
MINEWEB-APPs – “Em busca do Ouro”.
MINE PROSPECÇÃO – 500 mil mudas no Minas-Rio.
MINE BOOK – A construção do Brasil “brasileiro”.
MINE MARKET – Revolução no design do aço.
LEGISLAÇÃO – Constituição dá margem a dúvidas.
ARTIGO – Lavra de argilas: Cerâmica Vermelha.
GUIA ITM – Controle e monitoramento ambiental.
MINE GALERIA – Caracterização mineral.
Adquira a edição 51 em : http://www.factoeditorial.com.br/in-the-mine-n-51.html.