QUEM REQUER O QUÊ E ONDE
Cumprimos mais uma vez o combinado com os leitores, o de sempre gerar informação nova e qualificada. O trabalho da editora Tébis Oliveira e equipe, como se verá nas páginas que se seguem, é exemplar nesse sentido. Com a análise detalhada (um a um!) de 18.415 requerimentos de alvarás de pesquisa protocolados junto ao DNPM, chegamos à resposta que buscávamos: quem requereu o que e onde. E essas informações, estão aqui, consolidadas e apresentadas em forma de gráficos, tabelas e um texto sem rodeios.
Nesta edição também tratamos do impacto social da inauguração da planta de níquel de Barro Alto que, apesar de claramente positivo, também revela o quanto cidades do interior estão despreparadas para receber grandes empreendimentos.
Nas páginas amarelas de nosso minepersonalidade as lições de um engenheiro mecânico especializado em perfuração de rocha com 30 anos de bons serviços prestados à mineração. No mineHQ, uma justa homenagem ao engenheiro de minas, pesquisador e professor Gildo de Araújo Sá Cavalcanti Albuquerque, que, a despeito de sua importância, é praticamente um desconhecido para as novas gerações, mesmo porque são mínimas referências a ele na web e no seu oráculo, o Google.
Destacam-se também nesta In The Mine, o brilhante artigo sobre Terras Raras assinado por Mathias Heider e Romualdo Homobono Paes de Andrade, as novas alternativas de automatização na mineração e serviços de aerolevantamento e sensoriamento remoto, agora com um importante aliado, os veículos aéreos não tripulados E, finalmente, fica o convite aos leitores para acompanhar os posts do repórter Estevan Muniz, enviado especial à África, em nosso mineblog (WWW.inthemine.com.br/mineblog) e aguardar em nossas próximas edições a reportagem especial sobre a mineração e as oportunidades de negócios naquele continente.
Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br