ARRIBA, MINEROS!
A notícia do desabamento que soterrou 33 mineiros a quase 700 m de profundidade da mina San José, no Chile, me trouxe à lembrança dois chilenos. “Pepe”, que nos brindava com sua erudição na classe noturna de Comunicação Social da PUC-SP no início dos anos 80, e Raul Salomon, um velho operário, com bigodinho a la Clark Gable, que trabalhava comigo na manutenção das luzes de emergência dos túneis da Rodovia dos Imigrantes, trocando baterias e desfiando versos inteiros de Neruda.
A agonia dos mineiros enfim acabou se impondo na pauta já definida para a revista desde o início do ano. As causas do acidente – se uma falha geológica do maciço, se um erro de engenharia no reforço estrutural das paredes do túnel ou a obsolescência ou mesmo ausência desse reforço – ainda não foram esclarecidas.
É uma averiguação que deve ser cobrada. Antes, no entanto, é preciso resgatar os operários com vida e aí duas outras questões fundamentais se colocaram: o desafio tecnológico de alcançá-los e trazê-los à superfície e a segurança em operações subterrâneas, no caso da mina chilena, definitivamente ignorada. Esta edição aborda os dois temas, cumprindo o compromisso de informar seus leitores e de abrir espaço a discussões que ainda são tabus na mineração.
Nunca mais soube de Pepe ou de Raul, mas estou certo de que ,hoje, estamos novamente juntos, pulsando no mesmo ritmo das famílias dos mineiros, e aguardando seu retorno. Fuerza hermanos!
Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br