EXPLORAÇÃO MINERAL
Executivos e profissionais de empresas especializadas em prospecção, pesquisa e desenvolvimento de projetos de exploração mineral tem a palavra nesta edição que, além de sua circulação normal, também estará sendo apresentada no SIMEXMIN, simpósio bienal promovido pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) que já se tornou referência em exploração mineral.
Como os entrevistados, em sua maioria, são homens de campo, contratados justamente para definir a riqueza do detalhe, ou vice-versa, sobram algumas farpas endereçadas aos órgãos governamentais encarregados do arcabouço básico necessário ao bom andamento e à minimização de riscos em seu trabalho.
Os argumentos do debate são conhecidos e também seus principais contendores. De um lado, Onildo Marini, diretor executivo da ADIMB, representando as empresas desse segmento de exploração, cobrando maior velocidade e um maior “zoom” nos mapeamentos básicos; de outro, Agamenon Dantas, presidente da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), mostrando os resultados dos programas plurianuais de geologia e o grande trunfo, o Programa Cartografia da Amazônia, do qual, inclusive, aguardam-se os primeiros mapas ainda neste semestre.
Espera-se que esse debate avance durante o Simexmin, em Ouro Preto (MG), mesmo porque, passado o vendaval da crise (e os mais recentes indicadores da siderurgia apresentados neste edição atestam essa hipótese), outros temporais não estão descartados – nem mesmo na Grécia, quem diria, que,apesar das agruras contemporâneas, sempre nos pareceu feita de coisas eternas.
A economia, sem dúvida, não é uma delas. E, se nesse quesito, o Brasil vive um bom momento, cumpre aproveitá-lo. Infelizmente, agora, quando o circo eleitoral está instaurado, não se pode esperar grande coisa em termos de novas políticas de fomento. Por outro lado, ganha-se tempo para aprofundar o debate sobre os novos marcos regulatórios, cuja definição final obviamente já foi postergada para 2011.
Wilson Bigarelli, editor@inthemine.com.br