EDIÇÃO 20

EDIÇÃO 20

itm-20-capa-edicoes
Revista In The Mine – Edição nº 20

TEMPOS DE BOA ENGENHARIA

Enquanto a pesquisa mineral deu inevitavelmente uma refreada, a boa notícia é que os estudos de engenharia que estavam em andamento não foram suspensos e continuam tão ou mais importantes no momento atual. A engenharia enfim não parou e o melhor, como mostra matéria nesta edição com as principais consultorias do setor, é que os projetos atualmente em curso não se limitam à otimização e readequação de minas, mas também e principalmente à gestação de novos e importantes empreendimentos.

O mesmo pode ser dito em relação ao treinamento, eterno patinho feio da planilha de custos e inimigo número um da produção que, pelo menos na grande mineração, começa a ser visto como um bom investimento, talvez pela maior diversidade de cursos focados em carências e aspectos práticos, que chegaram ao Brasil através de consultorias especializadas.

A questão da energia, que saiu inesperadamente do palco como se a possibilidade de um apagão no futuro fosse remota, também é retomada nesta edição. E novamente pela arte da engenharia, primeiro a financeira e depois a executiva, que está viabilizando as UHE’s Santo Antonio e Jirau, em Rondônia. Lembrando que Porto Velho não tem mais ligação rodoviária com Manaus por desacordo ambiental na recuperação da BR-319, as novas hidrelétricas quebram paradigmas para execução de obras na Amazônia. Quem sabe, até apontando caminhos para Belo Monte e outras, fundamentais para o desenvolvimento da região, mineração incluída.

Em Minas, a Anglo Ferrous também tenta fazer a sua parte, estendendo um mineroduto até o Rio, literalmente um rito de passagem por nascentes e 32 municípios. E o que se espera é que surja um novo empreendimento que seja tão bem sucedido como foi e ainda é o da Samarco, idealizado nos mesmos moldes. Falando em implantação, vale a dica de Paulo Libânio, “personalidade” desta edição: “Nada é mais gratificante que ver um projeto entrar em operação”.

Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.