A MINERAÇÃO, REGIÃO POR REGIÃO
Antes mesmo de concluirmos esta edição especial sobre a mineração no Sudeste, a intrépida Fernanda Mendes, nossa assistente de redação, já estava antecipando os contatos com autoridades e mineradoras da região Norte do País. É mais uma etapa de um trabalho que iniciamos neste ano, com o objetivo de dar aos nossos leitores uma visão ampla dos principais projetos em desenvolvimento na mineração brasileira atual, região por região, estado por estado e, quando possível, empresa por empresa.
Iniciamos pelo Nordeste, percorremos o Centro-Oeste, e agora chegamos ao Sudeste, já com olhos postos em Belém, onde desembarcaremos com a edição “Mineração na Região Norte” em plena “Exposibram Amazônia”, dia 10 de novembro, deixando já o caminho traçado em direção a Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quando fecharemos o ciclo com a Região Sul”.
Nessa mesma edição, publicaremos o nosso tradicional mapa anual, consolidando os alvarás de pesquisa emitidos pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) no período. Um mapa diferente, como se sabe, nem geológico, nem político, mas um mapa de novas oportunidades, encartado na revista, sinalizando também para os projetos que estão por vir.
Temos certeza de que através dessas iniciativas estamos contribuindo para um maior conhecimento da mineração brasileira. Temos tido um retorno bastante positivo nesse sentido, a começar pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), que tem apoiado e incentivado esse projeto, assim como de mineradoras, autoridades,locais e federais, além de universidades, fornecedores e mesmo de gente que mal conhece essa indústria que tem crescido a olhos vistos, diversificado e ampliado seus contornos nas localidades mais distantes.
Para nós próprios, como jornalistas, esse trabalho tem sido um extraordinário pretexto para conhecermos melhor o Brasil, na esteira de uma de suas alavancas atuais de desenvolvimento, que é, sem dúvida nenhuma, a mineração.
Wilson Bigarelli, editor@inthemine.com.br