A MINERAÇÃO COMO ELA É
A Bahia ultrapassou Minas Gerais em alvarás de pesquisa. A Vale ainda é a mineradora que mais pesquisa em mais estados – inclusive níquel em São Paulo – embora já perca hoje, em número de substâncias, para os mesmo baianos, da Cia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Paraíba e Pernambuco, por outro lado, ameaçam entrar no mapa do cobre, sem falar do Piauí, onde, além do cobre, também há possibilidade de níquel.
Assim, estado por estado, novas perspectivas para a mineração brasileira são reveladas pela consolidação de 19.493 alvarás de pesquisa emitidos pelo DNPM (Departamento nacional de Produção Mineral) de 01.01 a 31.12.06. Aproveitamos também os dados de consolidação dos 20.974 alvarás emitidos em 2005 e também incluímos no levantamento que, em sua segunda edição, continua exclusivo de In The Mine.
São informações que entendemos preciosas para todo setor mineral – porque calcadas em dados reais e metodologia perfeitamente definida (embora não científica e essencialmente jornalística). Seu principal mérito é o de oferecer uma visualização básica do que está por acontecer e permitir que os interessados (investidores, fornecedores e mesmo mineradoras) possam antecipar-se aos fatos, antes do início da operação propriamente dita. É um serviço que prestamos e que tentaremos aprimorar a cada edição, contando com o apoio do DNPM.
Nesta edição, aos 46 minutos do segundo tempo, como se diz, conseguimos uma entrevista exclusiva com o hoje milionário geólogo, João Carlos Cavalcanti, o JC, agora a bordo da GME4, empresa focada na descoberta de jazidas e corolário de um trabalho que lhe valeu duas empresas em sociedade com a Votorantim e, antes e principalmente, a viabilização de imensos depósitos de minério de ferro na Bahia.
É isso, enfim, e muito mais que proporcionamos ao leitores nas páginas seguintes. Uma boa leitura e um grande abraço a todos neste promissor ano de 2008.
Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br