COMPROMISSO SOCIAL
Esta edição especial toda dedicada a Minas Gerais, com ênfase no minério de ferro, detalha os grandes projetos que estão sendo implantados no estado pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Fomos, no entanto, um pouco além, em busca de outros projetos, sem a mesma grandiosidade, mas igualmente representativos da importância da mineração na sociedade brasileira.
Nosso ponto de partida foi Serra Azul, a oeste do velho Quadrilátero, de onde chegavam notícias de uma onda de aquisições e novos investimentos, com base no aproveitamento econômico de montanhas de finos de minério – até então um passivo ambiental.
E lá descobrimos, mais do que isso, compromisso social e um projeto de desenvolvimento local que prevê a instalação de um pólo industrial para agregar valor ao minério e uma estrada que, inclusive, irá possibilitar a conexão entre duas rodovias federais, abreviando em 100 km o tráfego de passagem pela região. Na ponta da estrada já construída pelas mineradoras, uma grata surpresa, a malha da MRS Logística que torna-se cada dia mais estratégica para mais uma saída de “Minas para o mar”.
Mas, como ninguém se faz ao mar sem porto, checamos as possibilidades com a Cia. Docas do Rio de Janeiro e até com o síndico da massa falida da antiga Ingá Mercantil, produtora de zinco. Recuperar e viabilizar um terminal de embarque de minério, em uma área deteriorada irresponsavelmente pela atividade, seria uma maneira da mineração como um todo resgatar o seu compromisso com a sociedade.
Compromisso que, a nosso ver, tem sido muito bem colocado com coragem e transparência por Paulo Camillo Vargas Penna, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração. E compromisso que se espera de prefeitos e mineradoras no debate sobre o projeto de lei que altera o cálculo da CFEM. É isso tudo e um pouco mais, o que temos a mostrar nesta edição, renovando o compromisso com nossos leitores.
Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br
(Julho/agosto 2007)