EDIÇÃO 06

EDIÇÃO 06

Revista In The Mine  - Edição nº 06
Revista In The Mine – Edição nº 06

O MAPA FUTURO DA MINERAÇÃO

No ano em que se comemora os 30 anos do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, resolvemos brindar os leitores de  IN THE MINE com um levantamento inédito em que buscamos mapear a mineração brasileira do futuro. Vamos por partes. O IBRAM realizou o seu próprio seminário no final de dezembro, em Brasília, onde executivos e autoridades do setor traçaram cenários para os próximos anos, baseados na conjuntura atual, nos projetos em gestação e nos desafios que ainda precisam ser superados para o desenvolvimento sustentado. IN THE MINE esteve presente e registra nesta edição os principais momentos desse grande encontro.

Enquanto isso, trilhamos um outro caminho, em um árduo trabalho de pesquisa, procurando identificar “o vir a ser” da mineração brasileira, com base na consolidação de dados de 14.391 alvarás emitidos ou renovados pelo DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, no período de um ano, e plenamente vigentes. Não se trata de nenhuma tese de doutorado, embora com critérios de avaliação perfeitamente definidos.

Por conta disso, acreditamos tratar-se uma grande contribuição da atividade jornalística ao setor e à sociedade como um todo. Mesmo porque os resultados não se limitam a assegurar ou acentuar o perfil atual da produção nacional. Pelo contrário, o leitor se surpreenderá com algumas pesquisas que estão sendo feitas, em locais aparentemente inusitados, que poderão provar a viabilidade de novas matrizes da mineração nacional.

Esperamos realmente estar prestando mais um serviço, ainda que modesto, em agradecimento à acolhida generosa com que a revista IN THE MINE foi recebida no setor. Estamos convictos de que temos uma enorme responsabilidade e podemos avançar, e muito mais.

Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br

(Novembro/dezembro 2006)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.