“CAUSOS” E CASOS DA MINERAÇÃO
É quase inevitável falar de mineração sem, como um bom mineiro contar um “causo”. Pois vamos lá: era final de março, quando um dos telefones da redação tocou. À jornalista que atendeu a ligação, a pessoa se identificou como sendo da MRN (Mineração Rio do Norte), ao que ela respondeu: “Então você está falando de Porto Trombetas, Oriximiná, Pará?” Ele disse: “Sim e recebi a revista In The Mine por via fluvial”. Começava aí uma longa e boa conversa, que virou tema de nossa seção Personalidade.
Nosso novo leitor é João Paulo Cordeiro de Melo Franco, com 9 anos de Samarco e outros 21 anos de MRN, onde exerceu a gerência de áreas diversas, a mais recente delas, a de Planejamento. Aposentado em 15 de abril passado, João Paulo agora é consultor. Seu primeiro contrato: na própria MRN. Ou seja, não será tão cedo que ele vai sossegar em Belo Horizonte.
Esta edição traz ainda outras boas surpresas. Entre elas, o fundo do mar, como nova fronteira da pesquisa mineral, o crescimento da Mineração Curimbaba com aplicações diversas – menos em alumínio – para a bauxita, os resultados atualizados das sondagens da Jacobina Mineração na Bahia, uma panorâmica do potencial minerário da Região Norte do país, a determinação de um produtor de granito de Colatina (ES) em agregar valor ao seu produto, além de comentários sobre a nova lei para operações minerais em APP’s. Também destacamos a produção nacional da escavadeira 994 Liebherr, e novos aportes tecnológicos de uma empresa pioneira, na operação da Bunge, em Cajati (SP). Por fim, brindamos os leitores com dois artigos técnicos, sobre gestão de pneus e critérios para seleção de rompedores hidráulicos.
Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br
(Março/abril 2006)