DIRECIONAMENTO SUSTENTÁVEL DO PROJETO ARIPUANÃ

DIRECIONAMENTO SUSTENTÁVEL DO PROJETO ARIPUANÃ

Ciente de sua relevância no papel de agente transformador do contexto socioambiental onde opera, a Nexa possui sistemas de gestão sustentável, que cobrem desde ações nos processos operacionais, até na forma de se relacionar com seus stakeholders, buscando o equilíbrio da competitividade do negócio e a co-criação de um legado para a comunidade, baseada no tripé ASG e nos ODS da ONU. Isso toma forma também em novos projetos, como Aripuanã (MT), iniciado em julho de 2019.

Na área ambiental, Aripuanã contará com processo de filtragem, secagem e disposição de rejeitos secos em pilhas protegidas por camadas de geomembranas. Além disso, o sistema de Wetlands fará a devolução controlada de água tratada aos corpos receptores, com recirculação de 100% no processo e zero descarte para o meio ambiente. No viveiro de mudas já foram recuperadas, cultivadas e reintroduzidas mais de 30 mil mudas com a participação de moradores locais, gerando emprego e renda na região.

Na área social, o alto grau de automação das obras eleva os níveis de segurança para os operários. O Programa de Qualificação Profissional, em parceria com o Senai-MT, irá formar mais de 500 jovens até 2021. 54% das vagas nesses cursos devem ser preenchidas por mulheres, rumo à meta de contratação de 50% de mão de obra feminina e de 65% de mão de obra local.

Também está sendo qualificada mão de obra local para a construção de 200 casas para colaboradores contratados fora de Aripuanã. Outras iniciativas são voltadas ao fortalecimento do sistema de saúde, proteção e assistência a migrantes e públicos vulneráveis, salvaguarda do território e cultura de povos indígenas e empreendedorismo local.

 

 

1 comentário em“DIRECIONAMENTO SUSTENTÁVEL DO PROJETO ARIPUANÃ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.