DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PARACATU

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PARACATU

A Kinross desenvolve uma série de ações para o desenvolvimento sustentável de Paracatu (MG), como parte de sua Estratégia de Desenvolvimento Sustentável, documento elaborado em consonância com a agenda municipal Paracatu 2030, os valores e princípios do Grupo Kinross, os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável e os 10 princípios de desenvolvimento sustentável do Conselho Internacional de Mineração e Metais.

Uma das ações é a recuperação de áreas impactadas pela operação. A companhia tem hoje aproximadamente 500 ha de áreas de empréstimo em diferentes estágios de recuperação.  A barragem Santo Antônio, a mais antiga, tem cerca de 350 ha de sua área já cobertos e revegetados.

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é parte do plano de fechamento de mina, projeto estratégico que envolve a alta gestão, é desenvolvido em parceria com consultores nacionais, internacionais e instituições de pesquisa e ensino e atualizado a cada quatro anos.

As ações de revegetação realizadas visam à estabilização das estruturas e recuperação de funções ecológicas do ecossistema a níveis autossustentáveis e/ou similares ao que havia antes da intervenção para implantação e operação do empreendimento.

Ciclos físico-químicos e ajuste microclimático

A cobertura vegetal também integra as propostas técnicas para redução da erosão e escoamento superficial, contribuindo para a recuperação da área degradada e sua estabilização. Ademais, restabelece processos biológicos e favorece ciclos físico-químicos e ajuste microclimático.

As espécies usadas no processo de revegetação têm origem em viveiro da própria companhia ou de projetos desenvolvidos pelas comunidades vizinhas.  Os resultados positivos já são visíveis. Espécies ameaçadas de extinção, como lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, anta, veado campeiro, já têm sido notadas em monitoramentos feitos pela companhia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.