Apresentar as mais recentes inovações desenvolvidas pela indústria ferroviária brasileira, tratar das novas possibilidades de negócios, como a do transporte de automóveis em vagões, por exemplo, assim como das boas perspectivas do setor para os próximos anos. De maneira resumida, esses são os pontos que serão abordados no seminário A indústria ferroviária no Brasil e seus desafios tecnológicos, promovido pela Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária no dia 4 de junho, durante a M&T Peças e Serviços Congresso, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Para participar gratuitamente, basta clicar no link e seguir as instruções: http://www.mtpscongresso.com.br/index.php/programa/palestra/24.
“Embora nosso setor ainda sofra com a falta de previsibilidade, em função dos altos e baixos na demanda, as perspectivas são de crescimento para os próximos anos. Além de vários projetos privados que estão sendo retomados, como o da Vale em Carajás, há também, no segmento de transporte de passageiros, uma expectativa em relação aos trens regionais num total que pode chegar a 470 km, incluindo aí os projetos dos trens que devem ligar São Paulo a Americana, Sorocaba, Taubaté e Santos, no estado de São Paulo”, comenta Vicente Abate, presidente da Abifer, que fará a palestra de abertura do seminário.
Voltado para operadores da malha ferroviária, empresas de logística, construtoras e empresas de engenharia, investidores nacionais e internacionais, usuários e prestadores de serviços de transporte ferroviário, fornecedores de equipamentos e tecnologia, empresários, estudantes, entre outros interessados, o seminário terá duração de duas horas, das 10h às 12h. Além do presidente da Abifer, o seminário contará também com uma palestra do engenheiro eletricista Sergio Guedelha Coutinho, especialista em telecomunicação aplicada à ferrovia.
Para Abate, a promoção do seminário é uma ótima oportunidade para o debate dos temas relevantes do setor. “Participamos da edição anterior e o resultado foi muito proveitoso para nossa entidade, pois temos como proposta o apoio e o estímulo ao crescimento do transporte de carga no Brasil, objetivo que também faz parte da agenda da Sobratema. Temos, portanto, uma coincidência de agenda que é muito importante para o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil”, conclui o presidente da Abifer.
Nesse sentido, Abate lembra que a grande necessidade de ampliação da estrutura para mobilidade urbana deve continuar estimulando encomendas, como tem ocorrido nos últimos anos. Ele cita como exemplos dessas perspectivas, as novas ampliações do transporte metroviário e também de trens urbanos em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, entre outras capitais. “A necessidade de melhoria no transporte urbano e interurbano de passageiros tem alavancado a venda de carros de passageiros”, diz.