A plataforma de inovação aberta VC Connect está com um novo desafio para startups. Desta vez o foco é uma ferramenta de gestão de carreiras. A chamada “Votorantim Cimentos de Trilhas de Carreiras”. Em outras palavras, automatização do mapa de carreira de toda a organização.
Atualmente, os dados são levantados pela área de Gente diretamente com os departamentos corporativos e áreas clientes. A partir dessas informações, as trilhas são desenhadas em arquivos elaborados separadamente de acordo com as áreas da empresa. A companhia quer aprimorar alguns pontos nesse processo.
Como o esforço manual de coleta das informações e construção do desenho das trilhas. Além de impossibilidade de um layout único para visualizar toda a organização. Assim como o baixo engajamento dos empregados como uma ferramenta de pesquisa para busca de novas oportunidades.
Mapa de carreira
A ferramenta deve ser capaz de desenhar o mapa de carreira completo de toda empresa. De modo a elencar para cada cargo as competências, formação, tempo de experiência, desafios da posição, conhecimento técnico e possíveis movimentações. Isso, de forma funcional, atrativa e que alavanque o protagonismo de carreira dos empregados.
O plano é que no futuro essa solução evolua para um sistema de matchmaking (cruzamento de dados) para recrutamento interno. A ideia é que o sistema cruze as competências e os interesses de evolução de carreira do empregado, que são registrados em um banco de dados interno com o mapeamento de cargos. Com essa junção, cada empregado pode visualizar para onde deseja direcionar sua carreira e o que precisa para chegar lá ou até mesmo cargos que conseguiria ocupar de prontidão.
As soluções podem já ser adotadas pelo mercado de recursos humanos ou estar em processo de validação. Devem, prioritariamente, atender os seguintes requisitos:
Requisitos prioritários
– Experiência amigável do usuário e, se possível, possibilidade de integração/interação com rede social interna (Workplace);
– Considerar a evolução constante no perfil de cargos e surgimento de novas posições;
– Utilização de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina que estimule o engajamento dos colaboradores na ferramenta;
– Ter integração com soluções SAP (HCM e/ou Success Factor).
Os interessados em participar podem enviar suas propostas pelo site da plataforma até 19 de julho. A Votorantim Cimentos selecionará os melhores projetos, que passarão por uma imersão no ambiente da empresa e, posteriormente, por provas de conceito da solução apresentada.
“Este é o segundo desafio que lançamento em 2019, agora com a plataforma VC Connect. Nosso objetivo é solucionar os principais desafios dentro da companhia conectando diferentes áreas com o ecossistema de inovação para encontrarmos novas soluções”, afirma o CIO Global da Votorantim Cimentos, Humberto Shida.
Inovação aberta na Votorantim Cimentos
A plataforma VC Connect é o antigo Open Innovation. Ele visa tornar as operações da Votorantim Cimentos em laboratórios de soluções inovadoras. As três edições da iniciativa somam mais de 100 inscrições. O primeiro desafio foi sobre indústria 4.0, envolvendo automatização de processos e gerenciamento inteligente de dados. No segundo ciclo, o desafio foi a formalização do setor de concreto no Brasil.
Essa chamada apresentou uma solução online, por meio de imagem, para medição de volume e qualidade do concreto. Isso, no momento em que os caminhões betoneiras fazem a entrega aos clientes. Já o terceiro desafio, em 2019, foi na área de meios de pagamento procurando soluções para pagamentos com boletos bancários.
Desafio VC Connect
Automatização de mapa de carreira
Inscrições pelo site: votorantimcimentos.com.br/vc-connect/
Prazo: 19 de julho de 2019
Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br