Um projeto desenvolvido pelo Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, em conjunto com o Governo de Minas, vai promover a qualificação profissional dos moradores do Vale do Jequitinhonha, onde está situado o Vale do Lítio. A região tem demonstrado grande potencial de desenvolvimento, advindo principalmente da produção do lítio, com instalação de grandes empresas multinacionais nos municípios já tendo gerado 10 mil empregos diretos e indiretos.
Para isso, foi elaborado um portfólio de cursos gratuitos para impulsionar a qualificação da mão de obra local nos eixos de Hospedagem, Gastronomia e Gestão. Os segmentos foram escolhidos após realização de pesquisa pela instituição de ensino. Atualmente as cidades de Araçuaí, Itinga e Salinas já contam com programação de qualificações. Ao todo, serão oferecidas 40 turmas e mais de 600 vagas nas três cidades, coordenadas pelas equipes das unidades Senac em Montes Claros e Governador Valadares.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, avalia que o cenário da qualificação da mão de obra, na região do Vale do Lítio, tem sido impulsionado por meio das ações realizadas pelo Governo de Minas.
“Os cursos gratuitos de qualificação profissional, promovidos pelo Senac, vêm para somar às ações promovidas pela gestão do governador Romeu Zema no Vale do Lítio, que tem como uma das principais metas gerar emprego e renda para os mineiros. O aumento da demanda de mão de obra nas empresas instaladas para a produção mineral e em negócios que chegam para outros setores, como comércio e serviços, se alinha com a qualificação profissional que esses jovens estão tendo acesso por meio de iniciativas como essa e como o Trilhas de Futuro”, afirma Passalio.
“O Sistema Fecomércio MG tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões mineiras. Em parceria com o Governo de Minas, essa iniciativa no Vale do Lítio está totalmente alinhada às demandas locais e é essencial para impulsionar o empreendedorismo e gerar empregos, preparando a população para as oportunidades que estão surgindo”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato.
Como participar dos cursos
As turmas são oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e Senac+, sendo o último iniciativa composta de micro certificações gratuitas e voltadas para empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis. As organizações devem estar devidamente credenciadas junto ao Senac para indicar alunos para as turmas.
As aulas de gastronomia ocorrem no SenacMóvel, Carreta-Escola do Senac, em que são reproduzidos sobre rodas laboratórios e espaços pedagógicos, e em locais designados nos municípios por meio de parcerias.
Próximas turmas ofertadas em cada município:
Itinga: Culinária Clássica Mineira (11/10), Técnicas de Atendimento em Lanchonetes (14/10), Técnicas de Preparo de Marmitas para Comercialização (22/10); Quitandas Tradicionais Mineiras (23/10), Técnicas Básicas para Salgados (01/11) e Aperfeiçoamento para Camareira(o) (1/11).
Salinas: Aperfeiçoamento para Camareira/o (18/11), Boas Práticas para Serviços de Alimentação (18/11), Elaboração de Cardápios: planejamento e precificação (18/11), Primeiros Passos na Culinária (22/11), Quitandas Tradicionais Mineiras (02/12), Técnicas Básicas para Salgados (09/12), Técnicas de Preparo de Marmitas para Comercialização (29/11).
Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Senac, por meio do telefone 0800 724 44 40 ou Whatsapp 31 3057-8600.
Qualificação que transforma vidas
Araçuaí foi a primeira cidade a receber o projeto e, desde agosto, nove turmas já foram executadas no município, entre elas os cursos de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Elaboração de Cardápios: planejamento e precificação, Assistente Administrativo, Primeiros Passos na Culinária, Culinária Clássica Mineira, Técnicas de Atendimento em Lanchonetes, Técnicas de Preparo de Marmitas e Comercialização, Quitandas Tradicionais Mineiras e Técnicas Básicas para Salgados. O docente de Gastronomia do Senac, Guilherme Oliveira, ministrou parte das qualificações e ressalta o poder de transformação dos cursos profissionalizantes.
“É a primeira vez que o Senac chega com o SenacMóvel aqui na cidade de Araçuaí e os cursos têm tido um andamento excelente. As pessoas que participam das turmas realmente estão interessadas em aprender, gerar uma movimentação no comércio e consequentemente aumentar a renda. Os resultados têm sido muito gratificantes e esperamos que a cidade prospere com esse aprendizado”, destaca o docente.
Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Fotos: Marlice Oliveira / Senac