Por: Adriano Arantes e Fernanda Paiva*
O ano de 2020 mudou o mundo do trabalho e a LafargeHolcim vislumbrou oportunidades. A empresa acelerou seu processo de transformação e vai entrar em 2021 mais ágil, digital e com foco maior nas pessoas. Todo o impacto trazido pela pandemia da Covid-19 não tirou o senso de pertencimento de seus colaboradores. Graças a eles, com resiliência, dedicação e aplicação dos conhecimentos, está em construção uma nova forma de trabalhar e gerar resultados.
Desde o início da quarentena, a LafargeHolcim cuidou da força de trabalho, priorizando a saúde e a segurança: em tempo recorde adequou os protocolos de saúde, implementou o home office para 100% dos funcionários administrativos e do grupo de risco ainda no mês de março, regime de teletrabalho implementado em 85% das funções administrativas dos escritórios, além de reduzir o número de pessoas nas fábricas e operações para que trabalhem com o distanciamento físico necessário.
Uma das primeiras ações foi a criação do Business Resilience Team (BRT), grupo responsável pela definição dos protocolos que a empresa passou a cumprir. Foi criado um aplicativo no qual, diariamente, 100% dos funcionários e contratados informam seu estado de saúde para ter liberado o acesso à unidade. O mesmo grupo realiza, constantemente, testes de Covid-19(PCR). Até hoje foram mais de 10 mil exames, incluindo equipes em teletrabalho.
A empresa também realiza ações de responsabilidade social nas comunidades em seu entorno. Uma delas foi a produção de álcool glicerinado nos laboratórios das unidades, por meio de voluntariado, e doação a instituições. Campanhas internas arrecadaram recursos que foram revertidos em cestas básicas e doadas para as comunidades.
Para reforçar a segurança, foi intensificado o trabalho de campo dos líderes, contribuindo para prevenção de incidentes e otimização de resultados. A eficiência operacional gerou menos CO2 e reduziu o uso de combustíveis fósseis, focando em três frentes: menor consumo de energia térmica, otimização da matriz de combustíveis e coprocessamento.
No cenário nacional, houve aquecimento do mercado de materiais de construção, impulsionado pelo auxílio emergencial do governo, lançamentos imobiliários e por pessoas investirem em pequenas reformas em casa. Em outubro, o mercado interno registrou aumento de 10,1% no acumulado comparado com o mesmo período de 2019. Simultaneamente, a empresa promoveu melhorias em gestão de caixa e de estoque, além de lançar um programa de otimização de custos.
As vacinas ainda não estão prontas e o vírus preocupa a todos. Por isso, a LafargeHolcim segue cuidando dos trabalhadores e das comunidades. Diante de um cenário de incertezas para 2021, a companhia está pronta para enfrentar os desafios, se espelhando nas experiências e no conhecimento adquiridos neste ano para tornar sua operação mais produtiva, eficiente e sustentável.
*Adriano Arantes é Diretor Industrial e Fernanda Paiva é Gerente de Saúde & Segurança da LafargeHolcim Brasil