A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) retomou, neste mês de fevereiro de 2021, o trabalho remoto para 100% das equipes das áreas administrativas. Reiniciou a testagem para Covid-19 de todo o efetivo da usina e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico, focado na prevenção. Essas iniciativas se juntam às mais de 50 ações implantadas desde o início da pandemia.
O gerente de Saúde e Qualidade de Vida da CSP, o médico Ricardo Galli, destaca a intensificação das orientações sobre o uso correto de máscaras, distanciamento físico, higiene e autoavaliação dos empregados por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa.“O Ceará vivencia um aumento de casos da doença. O cenário demanda reforços nas ações preventivas e inovações em soluções que aumentem a proteção à saúde de todos”.
50 ações protetivas externas e internas
Desde março de 2020, mais de 50 medidas preventivas externas e internas foram adotadas pela CSP, como o desenvolvimento de um aplicativo de autoavaliação diária, que já registrou 300 mil avaliações dos empregados. A usina realizou mais de 18 mil testes de Covid-19 em empregados, para o monitoramento e prevenção, no ano passado. Outras ações implantadas:
Acelerou a digitalização e adaptou os processos e fluxos.
Criou um comitê especial que implantou o Plano de Contingência do Coronavírus na CSP.
Desenvolveu um aplicativo de autoavaliação diária exclusivo para empregados.
Determinou a modalidade de trabalho home office, deixando apenas um contingente mínimo na área operacional.
Distribuiu máscaras para todos os empregados.
Intensificou em todos os ambientes os procedimentos de higienização.
E mantém uma campanha de conscientização, dentre outras ações preventivas à COVID-19.
Ações externas de enfrentamento aos efeitos da pandemia:
Aproximadamente 2.600 residentes na região receberam doações de 1.979 alimentos básicos entre abril e setembro.
O Natal dos Voluntários da Alegria entregou doações de brinquedos a 553 crianças, presenteadas por colaboradores da CSP.
R$ 1,5 milhão doado pelo CSP para a compra de equipamentos hospitalares de combate ao coronavírus
220 mil máscaras foram doadas pelos acionistas da CSP (Vale, Posco e Dongkuk) e entregues a empregados e familiares, trabalhadores terceirizados, comunidades vizinhas e Governo do Estado do Ceará.
15.600 testes rápidos foram doados ao Governo do Estado do Ceará pela Vale, acionista da CSP.
Doação de 2.000 kits com máscaras e artigos de higiene a profissionais de sete postos de saúde de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.
Inovação em favor da saúde emocional
Uma inovação disponibilizada aos 2.500 empregados da CSP foi o serviço online de atendimento psicológico. Por meio da plataforma online Psicologia Viva, é possível escolher um profissional para a sessão de psicoterapia e agendar a consulta remota conforme a preferência de dia e horário.
A analista de Qualidade de vida da CSP, psicóloga Regiane Freire, auxilia os empregados da empresa no acesso a essa ferramenta online, acolhendo cada demanda e orientando os interessados sobre os próximos passos.
O serviço, que é coberto pelo plano de saúde dos empregados da CSP, já está sendo utilizado e a empresa deseja que seja relevante e útil a todos que precisarem. A ação tem foco na prevenção, e incentiva a adesão ao acompanhamento psicológico contínuo para o alcance do bem-estar, apesar das dificuldades cotidianas agravadas pela pandemia.
“É preciso que cada um faça uma autoanálise. Observe se há algo que esteja causando algum sofrimento ou prejuízo. Questione-se sobre como está lidando com as situações do dia a dia, se as suas emoções estão muito intensificadas, como está a sua relação no trabalho e em casa, e como estão a qualidade do seu sono e alimentação”, explicou Regiane Freire.