Nesta nova série de artigos técnicos sobre a importância da qualidade da informação utilizada na declaração de recursos e reservas minerais, resultantes da pesquisa de doutoramento de Cuchierato (2022), foram indicadas nos artigos anteriores as definições relacionadas aos dados, informação e sistemas de gestão e governança, de acordo com diversos autores.
A análise da qualidade em um sistema de informações é realizada por diversos critérios de difícil determinação, por possuírem forte componente abstrato e poderem ser influenciados por fatores externos e pessoais.
Batini et al. (2009) apresentaram uma revisão sobre as possíveis metodologias para análise, avaliação e melhoria da qualidade dos dados e apontaram os critérios e dimensões que podem ser utilizados para conduzir essa avaliação e como escolhê-los. Os tipos de dados analisáveis estão conceituados no Quadro 1.
Também discutiram as estratégias para aprimorar a qualidade dos dados que podem ser orientadas por:
- data-driven (baseado em dados): melhoram a qualidade dos dados modificando diretamente seu valor; e
- process-driven (baseado em processos): melhoram a qualidade dos dados redesenhando os processos que os criam ou os modificam.
Barbosa & Lyra (2019) consideram os dados como um “ativo da organização” e apresentam suas diversas características, sintetizadas no Quadro 2.
A Figura 1 apresenta os termos conforme definições da DAMA (The Data Management Association), organização internacional sediada no Reino Unido, que visa promover a compreensão, desenvolvimento e prática da gestão de dados e informações (BARBOSA & LYRA, 2019).
Entende-se que a qualidade dos dados pode ser melhorada somente quando se corrige a causa-raiz das não-conformidades de atendimento de cada parâmetro, por meio da avaliação dos processos de maneira oportuna, econômica, eficaz e eficiente. Para tanto, faz-se necessária a capacidade de medição, gerenciamento e divuqualidade dos dados.
Nas próximas edições desta série de artigos serão apresentados os fundamentos da metodologia GDQM – GeoData Quality Management, definida com este objetivo.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, W.; LYRA, R. Enap. Governança de Dados: Princípios, importância e desafios do Gerenciamento de Dados. Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5008
BATINI, C.; CAPPIELLO, C.; FRANCALANCI, C.; MAURINO, A. Methodologies for data quality assessment and improvement. [s.l.]: ACM Computing Surveys, v. 41, n. 3, p. 2–52. 2009.
CUCHIERATO, G. (2022), A importância da qualidade da informação no processo de declaração de recursos minerais. 293 f. (Tese de Doutoramento em Engenharia de Minas). Departamento de Engenharia de Minas e do Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
ISO – INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO / TS 8000-1: Qualidade de dados – Parte 1: Visão geral. [s.l.; s.n.], 2022.
1Geóloga e Mestre em Recursos Minerais pelo IGc-USP, Doutora em Engenharia Mineral pelo PMI-EPUSP e Diretora Executiva da GeoAnsata Projetos e Serviços em Geologia.