Por: Luis Felipe Azevedo, sócio da FFA Holding
A FFA Holding encerra o ano de 2024 com a certeza de ter cumprido seu propósito de ajudar a promover o crescimento e diversificação da economia mineral brasileira. Fundada há mais de 20 anos pelos sócios Luis Azevedo e Soraya Ferraz, a holding, por meio de seu braço de consultoria empresarial, a FFA Legal, continuou sua tradição de defender e aprimorar as leis e políticas públicas do setor. Peça essencial no sucesso de todas as suas iniciativas, o escritório, impulsionado por sua equipe multidisciplinar, experimentou um aumento no número de clientes, que se traduziu em uma maior alocação de capital no país.
Na linha de frente da exploração mineral, o grupo FFA intensificou o apoio a parceiros de longa data, como a Bravo Mining, MT Gold, Harvest e Jangada Minerals. Além disso, expandiu sua área de atuação ao se associar a empresas promissoras como a Scanty, a Smart Lithium e a São Gabriel. Com essas iniciativas, consolidou sua exposição a metais do grupo da platina, cobre, ouro, níquel, ferro, titânio, vanádio, terras raras, lítio, grafite e fertilizantes.
Focada no avanço do Projeto Luanga, a Bravo tem se dedicado à ampliação de suas reservas comprovadas, que atualmente somam 4,1Moz @ 1,75g/t PdEq em categoria indicada e 5,7Moz @ 1,50g/t PdEq em categoria inferida. Além disso, a empresa está empenhada na exploração de cobre, motivada pelo melhor resultado de sondagem do metal registrado nos últimos 5 anos. Paralelamente a esses esforços, a Bravo se orgulha por alcançar a expressiva marca de 30.000 árvores plantadas em 35 meses e por oferecer um programa extracurricular que proporciona atividades esportivas e culturais para mais de 300 crianças e jovens na região, onde também são introduzidos os benefícios socioeconômicos de uma mineração sustentável, alinhada aos conceitos de segurança praticados pela indústria.
A Harvest, por sua vez, continua promovendo a produção do KP Fértil em Minas Gerais, um fertilizante totalmente natural que não passa por nenhum processo ou transformação química. Utilizando beneficiamento a seco e abastecida por energia elétrica limpa proveniente de fazenda solar própria, a empresa pratica uma mineração de baixo impacto ambiental, demonstrando na prática que é possível gerar ganhos ambientais sem comprometer a eficiência e produtividade.
Além disso, a FFA manteve o seu foco nas oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e, em parceria com empresas nacionais líderes no mercado, formou a Scanty, que se associou ao grupo australiano PVW para a pesquisa de terras raras em diversas regiões do país. Para liderar esse processo convidou profissionais renomados e com relevante experiência no setor.
Ainda no campo de minerais críticos, estabeleceu uma parceria com a Smart House e, juntamente com os irmãos André e Victor Colares e Renato Braz, desenvolveu a Smart Lithium, que conta com o suporte técnico e financeiro de um grande grupo internacional com reconhecida expertise mineral. As atividades da Smart Lithium são conduzidas por uma equipe técnica de excelência altamente qualificada.
Na Bahia, em colaboração com empresários ingleses e australianos, a empresa está empolgada com a prospecção de grafite, que também desempenha um importante papel no processo de eletrificação automotiva.
Como recém-chegado ao grupo, sinto-me honrado em fazer parte desse ecossistema que preza, antes de tudo, o desenvolvimento e o legado para o país e stakeholders. Confio que minha energia e a dedicação de todos aqui citados nos permitirão continuar crescendo e promovendo cada vez mais o fortalecimento do setor de mineração do Brasil.