Setor minerário será fiscalizado pelo Crea-MG na região Norte e Noroeste do estado. Entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) fará uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD). Será voltada para o setor minerário em 18 cidades da região Norte de Minas. Serão fiscalizados 80 empreendimentos, dentre empresas de extração e barragens.
Os municípios fiscalizados serão: Montes Claros, Bocaiúva, Olhos D`água, Diamantina, Gouveia e Senador Modestino Gonçalves. Além de Jaíba, Salinas, Curral de Dentro, Indaiabira e São João do Paraíso. Bem como Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Paracatu, João Pinheiro, Unaí, Dom Bosco e Riachinho.
A FRD será no quadro técnico das empresas, verificando a atuação do responsável técnico pelos projetos, construção, operação e monitoramento dos empreendimentos. Além da regularidade de licenças ambientais, autorizações de serviços e da extração de minerais. O supervisor da Fiscalização da Região Norte, Alex Fabiano Silva, explica que a ação é necessária para garantir a regularidade nas atividades.
“Por meio da fiscalização, constatamos que as atividades técnicas existentes nestes empreendimentos estão sendo desenvolvidas por profissionais legalmente habilitados. E com as devidas anotações de responsabilidade técnica. Dessa forma, os riscos sociais e ambientais são minimizados”, afirma Alex.
O gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder, detalha que a FRD no setor minerário acompanha atividades técnicas. Onde se faz necessária a presença de profissionais habilitados nesta área. “Com objetivo principal de proporcionar segurança à sociedade, a fiscalização do Crea-MG promove ações para verificar o exercício profissional da engenharia. E também da agronomia e das geociências para coibir a prática de atividades técnicas por pessoas inabilitadas”, explica.