COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DO DIAMANTE

COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DO DIAMANTE

Por Kenneth Johnson*

A pandemia daCovid-19 teve um impacto significativo em nosso negócio. O mercado global de diamantes foi afetado negativamente devido ao fechamento de centros tradicionais de comércio e lapidação de diamantes na Bélgica (Antuérpia), Índia e Israel. Esta paralisaçãoderrubou o preço do diamante bruto, forçando o fechamento de minas na África, Canadá e Rússia.

Decidimos continuar com a operação da nossa Mina Braúna,em Nordestina, na Bahia,adotando todas as medidas e protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para proteger nossos colaboradores e a comunidade onde atuamos. Ajustamos a programação de vendas da produção e conseguimos financiamento interno para suportar a continuidade da operação durante a pandemia, mantendo todos os postos de trabalho e salários.Estamos passando por um período muito difícil, mas acredito que seremos uma empresa mais forte e resiliente depois dessa experiência.

Diante de tudo isso,ainda é possível afirmar que houve avanços na gestão operacional do empreendimento, uma vez que os custos de produção foram reduzidos em 11% neste ano, principalmente através da otimização daoperação de mina, onde ocorreuuma redução de 15% nos custos departamentais. Essa contração é significativa, dadas as dificuldades experimentadas durante a pandemia, que afetaram nossa capacidade de adquirir peças de reposição para a frota, preços mais altos de insumos como combustível e explosivos e despesas não previstassuperiores a R$ 400 mil, relacionadas ao programa de prevenção do Coronavírus.

Indiscutivelmente tivemos um ano atípico.O cenário pandêmico nos exigiu novas posturas, respostas rápidas para situações inimagináveis e uma ágil capacidade de replanejamento e readaptação, tudo isso aliado a um maior rigor com a saúde, segurança e bem-estar de todos. Certamente são aprendizados que serão incorporados nas mais diversas situações, sejam de instabilidade ou não.

Seguimos confiantes no potencial da indústria mineral brasileira, com boas expectativas e projetos para um novo ciclo. Em 2021, planejamos expandir as operações para uma nova parte do depósito de diamantes na Mina Braúna que não havia sido incluído no planejamento original. Este novo desenvolvimento estenderá a vida útil da mina, o que beneficiará todos os atores envolvidos, inclusivea comunidade de Nordestina.

Recentemente, o nosso grupo também adquiriu um novo projeto de diamantes no Estado do Pará e,em janeiro próximo,iniciaremos um programa intensivo de exploração para desenvolvê-lo. Esperamos que o setor industrial como um todo se recupere fortemente à medida que a pandemia se estabilize com boa demanda por diamantes naturais, o que sustentará preços mais altos para a nossa produção.

liparicontracovid

*Kenneth Johnson é Presidente e CEO da Lipari Mineração

1 comentário em“COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DO DIAMANTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.