A Correias Mercúrio anunciou a instalação de uma fábrica, em Marabá (PA), na qual investira R$ 100 milhões para a fabricação de produtos destinados às mineradoras da regiões Norte e Nordeste do país. A informação foi divulgada em evento realizado na última quinta-feira (26 de junho), na Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), quando a empresa assinou o acordo de intenções com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) do Pará.
Ocupando um terreno de 100 mil m2, a fábrica contará com 40 mil m2 de área de implantação e terá 12 mil m2 de área construída. Suas obras começam ainda no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão em 2016. Pelo acordo firmado com o governo paraense, a empresa vai priorizar a contratação de mão de obra e fornecedores locais, obtendo como contrapartida uma atenção especial das autoridades na aprovação dos projetos relacionados ao empreendimento.
“A escolha de Marabá resultou de um extenso trabalho de planejamento e sondagem no qual constatamos o potencial social e econômico da cidade”, afirma Fausto Bigi, presidente da Correias Mercúrio. Entre os fatores que pesaram a favor, ele cita a presença de universidades na cidade, bem, como sua localização estratégica e o acompanhamento dispensado pelas autoridades durante as avaliações. Em 2013, a empresa havia anunciado a intenção de investir na construção de uma fábrica no Maranhão.
Com sede em Jundiaí (SP), a empresa produz componentes e sistemas completos para correias transportadoras, atendendo as principais mineradoras, cimenteiras, siderúrgicas, construtoras e produtores de agregados do país. Ao anunciar esses investimentos, ela se soma a mineradoras como a Vale, Imerys, Norks Hydro, Alcoa, Votorantim Metais e Mineração Rio do Norte, que já aderiram ao Plano de Atração de Novos Negócios do governo paraense, que visa a atrair novas empresas do setor mineral para o estado.