A Epiroc lançou nova geração de coroas tricônicas para perfuração. A Epsilon² premium, segundo o fabricante, pode alcançar uma vida útil em até 100% maior. As novas coroas tricônicas utilizam rolamentos aerostáticos. E foram submetidas a testes diversificados em operações reais na América do Norte, América do Sul e Ásia.
Houve registro de uma média de mais de 60% de metros perfurados, quando em comparação com a geração anterior. Em alguns casos chegou-se a registrar um pico de mais de 100%. “É mais do que uma atualização, trata-se de uma nova geração”, afirma Bahadir Ergener, Gerente de Linha de Produtos.
Problema de rolamento resolvido
Bahadir lembra que a degradação dos rolamentos era uma causa constante de falhas nas coroas tricônicas. Com comprometimento da taxa de penetração e da vida útil. Ou os rolamentos eram corroídos devido à constante umidade gerada pela injeção de água para supressão de poeira. O então superaqueciam por fricção.
Segundo ele, dois recursos patenteados pela Epiroc foram combinados para resolver o problema. A tecnologia “Tornado”, que canaliza o ar de resfriamento pelo lado mais quente do rolamento. E a “Torrent”, que remove a umidade do ar.