A Continental anunciou a conclusão da aquisição da Veyance Technologies após obter aprovação das autoridades antitruste diante da formação desse gigante na área de borrachas industriais e automotivas. As análises desses órgãos governamentais estenderam-se por praticamente todo o ano de 2014 em diversos países e, no Brasil, a aprovação da operação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi condicionada à venda do negócio de correias de cabo de aço da Veyance.
Afinal, a operação reúne gigantes como a Veyance, que traz toda a tecnologia e a linha de produtos da Goodyear Engineered Products, adquirida por ela anteriormente, e a Continental, cuja divisão ContiTech engloba negócios do porte da Conveyor Belt (correias transportadora), Fluid Technology (mangueiras) e Power Transmission (sistemas de acionamento). A aquisição, realizada com recursos da Continental e linhas de crédito obtidas pela empresa, envolveu uma transação de 1,4 bilhão de euros.
“Com a integração da Veyance em nossa divisão ContiTech, fortaleceremos nossa posição em mercados importantes”, afirmou o presidente do conselho administrativo da Continental, Elmar Degenhart. Com isso, a empresa pretende ampliar sua presença nas Américas do Norte e Latina, África, China e outros países asiáticos, com foco em produtos como correias transportadoras, mangueiras e correias de transmissão. Juntas, a ContiTech e Veyance totalizaram um volume de negócios de 5,4 bilhões de euros em 2013, empregando 38 mil funcionários em todo o mundo.