Sempre com o objetivo de promover o debate e a apresentação de novas ideias sobre a gestão de resíduos sólidos, o GRAL – Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina – terá como tema este ano, a “Gestão Integral de Resíduos Sólidos Especiais e Municipais – Estratégias Sobre a Mudança Climática”. O evento acontecerá do dia 24 ao dia 26 de junho, no Hotel Casa Santa Domingo, na Guatemala.
Entre os palestrantes está o Engenheiro Civil e Mestre em Mecânica dos Solos, Fundações e Geotecnia e fundador da Fral Consultoria, Francisco Oliveira. No dia 24, às 16h, Oliveira falará sobre “Projeto e Operação de Aterros”. No segundo dia de evento, dia 25, o engenheiro vai ministrar um minicurso também sobre aterros. Em 2013, Francisco Oliveira também foi um dos convidados para palestrar e ministrar no III GRAL.
“O evento tem papel fundamental para o desenvolvimento do país na área de sustentabilidade. Já demos início a uma longa discussão sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. Para o meio científico, a expectativa é que os debates de alto nível que aconteceram durante o último GRAL se repitam e sejam capazes de quebrar fronteiras e paradigmas, permitindo a exploração de novas tecnologias e soluções para o meio ambiente”, afirmou o engenheiro.
No GRAL 2015 também serão ministradas palestras sobre a utilização do chorume para produção de biodiesel, a gestão de resíduos em mineração, a coleta seletiva, etc. Estarão presentes vários especialstas de diversos países da América Latina como a professora Verónica Manzi, da Universidade do Oeste de Cali, na Colômbia, o americano Luis Diaz, conhecido internacionalmente como expert no Tratamento de Resíduos Orgânicos por meio de Processos Biológicos, entre outros. “A principal contribuição do GRAL aos profissionais do meio é a oportunidade de capacitação tecnológica, incluindo a troca de experiências, demonstração de casos exitosos e, também, a abertura de novos horizontes profissionais e acadêmicos, permitindo que as soluções de sucesso possam ser multiplicadas no ambiente latino-americano”, disse Oliveira.
O III GRAL, que aconteceu no Instituto de Engenharia, em São Paulo teve palestras que abordaram as medidas e tecnologias que precisam ser adotadas nos próximos anos. O evento foi considerado um marco pelos organizadores.