COMPOSTO DE ALTO DESEMPENHO PARA REVESTIMENTO DE MOINHOS

COMPOSTO DE ALTO DESEMPENHO PARA REVESTIMENTO DE MOINHOS

A borracha Vulco® é conhecida em todo o setor de mineração por sua excepcional vida útil e confiabilidade em sistemas de revestimento de moinhos. Esses compostos de borracha resistentes à abrasão e ao impacto foram desenvolvidos com tecnologias avançadas pela equipe de engenheiros especializados e cientistas de materiais da Weir Minerals, que trabalham ininterruptamente para aperfeiçoar os produtos de borracha Vulco® e mantê-los na vanguarda da tecnologia de sistemas de revestimento de moinhos.

Após identificar a necessidade de borrachas com maior resistência ao desgaste para sistemas de revestimento de moinhos, os especialistas em ciência de materiais começaram a desenvolver um composto de borracha de grau premium que se tornou líder no setor, com vida útil e desempenho superiores em aplicações de revestimento de moinhos. O resultado é a borracha Vulco® R67 – um material excelente, fabricado com novos compostos exclusivos e métodos inovadores de processamento para oferecer excelente vida útil e maior tempo de atividade.

Para este desenvolvimento, foram realizadas pesquisas com clientes, análises dos compostos e testes em campo para garantir que essa borracha não fosse só resistente à alta abrasão em aplicações típicas de sistemas de moagem, mas que tivesse o melhor desempenho em sua categoria. Este é o composto de borracha mais resistente ao desgaste que a Weir Minerals já desenvolveu para aplicações de revestimento de moinhos.

O composto R67 conta com alta dureza, resiliência, resistência à tração e ao cisalhamento, além de ser apropriado para barras elevatórias, placas, espelhos de alimentação e descarga. Quando utilizado em conjunto com os revestimentos de moinhos com caps metálicos, o resultado é um produto versátil, econômico e eficiente que pesa até 50% menos que revestimentos metálicos. O benefício adicional é um produto mais leve, com instalação mais rápida, fácil e segura.

Um novo patamar em revestimentos de desgaste

Desde o seu lançamento em 2018, muitas plantas de mineração em todo o mundo passaram a utilizar o composto R67 em seus sistemas de revestimento de moinhos. Eles relataram uma melhoria de 20%-40% na vida útil, o que resulta em menos substituições do revestimento de moinhos e jornadas de moagem mais longas. Essa redução nas paralisações oferece dupla vantagem: maior economia de recursos e maior disponibilidade da planta.

Quais são os benefícios para os usuários?

Com um revestimento que permanece em serviço por muito mais tempo, os usuários  alcançam diversos benefícios, incluindo:

  • Vida útil mais longa
  • Redução significativa no tempo de inatividade do moinho
  • Maior tempo de atividade e processamento
  • Instalações mais fáceis e seguras
  • Custos de manutenção reduzidos

Além disso, as plantas terão uma equipe experiente e dedicada da Weir Minerals, que personaliza o projeto dos revestimentos para atender aos requisitos específicos de cada moinho para prolongar sua vida útil.

Testes confirmam desempenho

O composto de elastômero R67 está mudando a maneira na qual os moinhos operam – com resultados excepcionais. Extensos testes globais e instalações comerciais no mercado culminaram em uma série de resultados bem-sucedidos nas mais variadas aplicações de moagem. Das plantas nos EUA até o Chile, o R67 comprovou seu excelente desempenho de forma consistente.

Como exemplo, um projeto de mineração de níquel e cobre de alto teor nos EUA teve um problema no qual os revestimentos de um moinho se desgastavam muito rapidamente, levando à períodos contínuos de inatividade e redução do processamento. Eles estavam procurando um produto significativamente superior ao elastômero que estavam utilizando. Inicialmente, houve relutância dos operadores, já que eles mantinham uma relação de fidelidade com o fornecedor original do moinho.

No entanto, depois que a Weir Minerals realizou uma série de simulações de trajetória de moagem e modelagem discreta – para otimizar o projeto e oferecer o melhor desempenho de processo para o moinho, eles concordaram em experimentar os revestimentos R67. No final do teste, o R67 mostrou um desempenho de 30 à 40% melhor do que os revestimentos tradicionais e o cliente instalou um conjunto completo de revestimentos R67 em sua planta.

Outro teste foi realizado nos EUA, este ocorreu em uma extração de minério de ferro onde há várias dúzias de moinhos em operação. Neste caso, os revestimentos Vulco® R67 proporcionaram um aumento de 17% na vida útil em comparação com as chapas fornecidas pelo fabricante do equipamento. A empresa ficou extremamente impressionada com os resultados e instalou um revestimento completo em seu moinho

No Chile, uma planta de cobre estava interessada em testar o composto R67 para saber se haveria um aumento da vida útil em comparação à um revestimento de borracha concorrente. Depois de um teste de três meses, todos os revestimentos foram medidos fisicamente, mostrando que os revestimentos Vulco® R67 teriam vida útil com desgaste real 80% mais longa em comparação com os revestimentos anteriores.

Outra planta de processamento de cobre no Chile testou os revestimentos compostos R67 em seu moinho SAG em comparação com dois outros compostos comumente utilizados nas plantas. Após 12 meses, houve uma melhoria de 48% e 62% na vida útil dos outros revestimentos, provando que os revestimentos com composto R67 apresentavam boa resistência a um ambiente altamente abrasivo.

Onde se pode encontrar o Vulco® R67?

Os revestimentos de moinhos Vulco® R67 são feitos exclusivamente nas instalações da Weir Minerals na América do Norte e do Sul, Austrália e África do Sul. Há planos de expandir a produção para mais regiões no futuro.

Para obter mais informações sobre o Vulco R67®, acesse: https://info.global.weir/vulcor67.pt

 

composto-weir
O exclusivo composto de borracha Vulco® R67 combina tecnologia de ponta com matérias-primas avançadas para oferecer vida útil prolongada, maior tempo de atividade e custos totais de aquisição mais baixos.

 

composto-weir
Ao visualizar as extremidades verdes no revestimento, saberá imediatamente que é um revestimento de moinhos Vulco® R67

Foto ao alto no destaque: Parte interna da extremidade de descarga de um moinho de bolas equipado com elevadores em espiral e grades de borracha. Os revestimentos de moinhos Vulco® R67 apresentam maior durabilidade e proporcionam uma redução significativa no tempo de inatividade do moinho e nos custos de instalação/manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.