A canadense Cerrado Gold protocolou, no início de agosto, o requerimento da Licença de Instalação (LI) do projeto Monte do Carmo (Foto), de ouro, junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pelo licenciamento ambiental no estado. A expectativa da empresa é que a LI seja expedida ainda este ano.
A empresa também revisou a data de conclusão do Estudo de Viabilidade para Serra Alta, principal depósito do projeto, adiando-a para o final de outubro de 2023 devido à identificação de novas oportunidades minerais na área. O board da mineradora é composto por grandes nomes da mineração brasileira: um deles é Kurt Menchen, presidente e gerente regional da companhia, que já foi diretor de operações da Vanádio de Maracás, da Largo, e gerente geral da Jacobina Mineração, à época da Yamana Gold.
Na diretoria estão os irmãos e empresários Elmer Prata Salomão – ex-diretor geral do DNPM (atual ANM) – e Jad Salomão Neto que, juntamente com o também geólogo Oscar Neto de Gouveia Carvalho, fundou a Verena Minerals, atual Belo Sun Mining.