As juntas têm como principal finalidade evitar os possíveis vazamentos de uma máquina. Elas são usadas onde duas superfícies se juntam, como por exemplo entre blocos de motores, junções de dutos e máquinas.
As juntas de vedação podem ser de diversos materiais e tipos e é importante a escolha do modelo correto para cada situação e, além do material do qual elas são compostas, devem ser analisados fatores como temperatura, pressão e compatibilidade química
Os materiais mais conhecidos na composição das juntas são papelão hidráulico, politetrafluoretino (PTFE) e grafite flexível. Cada um desses tipos é mais ou menos indicado dependendo da aplicação.
Quanto mais elevada for a temperatura do fluido que será vedado, mais atenção se deve ter ao material escolhido. A aceleração entre frio e calor causam um efeito termomecânico, acelerando o processo de deformação do material macio que compõe a junta. Alguns produtos ficam muito mais agressivos quando submetidos às altas temperaturas, danificando o material da junta e tornando-a ineficaz.
Assim como a temperatura, a pressão é outro fator importante a ser levado em conta, pois ao extrapolar os limites de pressão suportados pelas juntas, os efeitos podem ser desastrosos. Deve-se certificar sempre da pressão suportada nas especificações do produto para que esse tipo de problema não ocorra.
Outro ponto a ser considerado para a escolha da junta é a compatibilidade química. A junta deve suportar não só a temperatura e a pressão, mas também o fluido que estará vedando. Caso o ph do fluido utilizado não seja compatível com o material da junta, ela se desgastará mais rápido e causará vazamentos.
Entre as principais causas das falhas de vedação estão temperaturas incompatíveis com a junta utilizada; pressão elevada não suportada pela junta; ataque químico; dimensionamento incorreto da junta; acabamento superficial ou material do flange incompatível com a junta e, por fim, a montagem inadequada da junta.
O GHT é revendedor de diversos tipos e marcas de juntas e agora tem parceria exclusiva com a IPD, fabricante norte-americana reconhecida mundialmente pela alta qualidade de suas peças.
As juntas da IPD podem ser utilizadas em diversos modelos de motores Caterpillar. Elas são desenvolvidas para um desempenho premium e distribuídas em embalagens que protegem o produto.
A IPD possui 3 soluções diferentes em juntas de vedação que podem ser adquiridas dependendo do tipo de reforma a ser feita no motor: parcial ou total. Com isso, o cliente não precisa se preocupar na hora da compra, pois em cada solução já são encontrados todos os itens necessários para cada tipo de reforma.
As peças IPD estão disponíveis no GHT à pronta entrega e possuem garantia de um ano para aplicações a diesel não rodoviárias. Entre em contato com os nossos consultores e escolha a melhor junta para a sua máquina – 11 2602-1000.
Confira mais opções de suprimento de Peças e Serviços da GHT