Na solenidade de abertura do e-mineração: Evento Virtual de Negócios – www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao – empresários da cadeia produtiva do setor mineral, de mineradoras e do governo federal afirmaram que a mineração será protagonista na retomada do crescimento e do desenvolvimento socioeconômico do Brasil, após os abalos em várias frentes causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
O secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal de Oliveira, representou o Ministério de Minas e Energia. E disse que os brasileiros esperam tempos melhores e “temos certeza que com a parceria da mineração poderemos ter tempos melhores”.
Ele considera a iniciativa do e-mineração – realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) – como um exemplo de como o setor age. A fim de melhorar as perspectivas dos que estão próximos a ele, como a cadeia de fornecedores, os municípios mineradores. E também os demais brasileiros que se beneficiam dos reflexos positivos da atividade mineral.
Atividade essencial para retomada da economia
Para Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, o e-mineração é uma “forte demonstração da filosofia implantada no Instituto de trazer cada vez mais a cadeia produtiva para perto das mineradoras”. Esta maior interação, explicou, gera negócios, tributos, empregos e permite que empresas da cadeia produtiva expandam atividades e gerem mais oportunidades para os brasileiros. “A mineração é uma atividade essencial para a vida e o progresso humano. Acredito que a mineração será vista como uma alavanca importante na retomada do desenvolvimento socioeconômico dos brasileiros”, afirmou.
“Gerar oportunidades de negócios em plena pandemia é um dos objetivos centrais do e-mineração. Os números do evento (veja quadro) demonstram que o setor mineralpode ser decisivo para gerar expectativas positivas socioeconômicas, entre outras, e, assim, contribuir para a retomada da economia brasileira”, disse Flávio Ottoni Penido, diretor-presidente do IBRAM, em sua fala.
Cadeia de valor do setor mineral
O diretor executivo da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, também ressaltou a importância de toda a cadeia de valor do setor mineral atuar unida para defender a sustentabilidade da indústria da mineração. Ele lembrou a contribuição do setor às comunidades para prevenir e enfrentar a pandemia e a importância das mineradoras em regiões mais isoladas para suas populações.
“O aporte das mineradoras nesse período (de pandemia) não foi só um aporte de doações, mas também de transferênciada cultura da segurança, da cultura da saúde (às comunidades). A mineração tem a particularidade de trabalhar, muitas vezes, em regiões isoladas, onde, se não tivesse a mineradora, não haveria o nível atual de desenvolvimento local. A mineração é um motor das economias regionais”, disse.
O e-mineração em números
22 mineradoras participantes das rodadas de negócios
208 reuniões de 30min. nas rodadas de negócios
151 fornecedores selecionados para rodadas de negócios (de total de 547 inscritos)
2.500 participantes em lives e palestras
15.000 inscrições
+ de 40h de conteúdo
12 palestras técnicas
15 startups participantes dos pitchs de negócios
4 patrocinadores
27 apoiadores
A gerente comercial da TCS Industrial, Pâmela Faustino Campos, falou em nome dos mais de 500 fornecedores inscritos no e-mineração. Para ela, o e-mineração é um passo relevante para a evolução do relacionamento entre mineradoras e a cadeia de fornecedores. Também participaram da solenidade o presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Colnago, que falou em nome dos apoiadores institucionais do e-mineração, e o executivo de Negócios da DassaultSystèmes, Juliano Lima.
Como parte da programação da abertura, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o IBRAM firmaramuma aliança estratégica para incentivar o desenvolvimento de PD&I no setor em tecnologias de alta complexidade como Inteligência Artificial, Big Data Analytics e Internet das Coisas (IoT). A Embrapii foi representada por seu diretor-presidente, Jorge Almeida Guimarães. A condução da live de abertura foi feita pelo diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares.
Acompanhe o e-mineração ao vivo
O e-mineração acontece nesta 4ª feira (15/7) e na 5ª feira (16/7). É transmitido ao vivo pelo site www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao.
O e-mineração terá rodadas de negócios palestras técnicas, lives com temas de grande relevância para o setor, pitch de negócios para startups e um portal de negócios com informações sobre empresas e seus produtos e serviços. As rodadas de negócios serão realizadas também em 17/7, em razão da grande procura.